Os alunos do Segundo Ano do Ensino Médio foram orientados a criar um Jornal on-line, com
feitio de jornal impresso, sobre os principais acontecimentos do século XIX, conteúdo exigido
pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto da UFJF para a disciplina de História.
Eles receberam orientação técnica da Jornalista Tânia Heluey sobre a estrutura de um jornal,
das matérias, charges e artigos nele contidos. Isabela Cardoso, funcionária de TI da escola,
muito colaborou com a diagramação e montagem das páginas. Os professores Bernadette
(História), Tiago (Sociologia) e Érika (Redação) deram suporte em suas disciplinas.
O objetivo da atividade interdisciplinar era proporcionar aos alunos oportunidade para que
se apropriassem dos fatos históricos do século XIX, quando o jornal era o principal veículo
de mídia. Puderam reescrever os acontecimentos políticos, econômicos e sociais em estilo
jornalístico, analisando-os, repassando-os a terceiros, percebendo a intenção de quem escreve
e se tornando leitores mais atentos e críticos.
O “LE PARISIEN” superou em muito as expectativas. Os alunos, em período de isolamento
social, brilharam e produziram conhecimento de forma lúdica e autônoma.