Contação da história "Nyelete e o embondeiro"

Durante a Semana sem Fronteiras, a Biblioteca Irmã Aglaé apresentou aos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais a contação da história "Nyelete e o embondeiro" do escritor moçambicano Mário Lemos. A narrativa foi publicada no livro "A semente que veio da África", da editora Salamandra.

Nyelete é uma jovem moçambicana que não conhecia muito bem os embondeiros, ou baobás, porém em uma viagem ao interior do país, o avô Melinda lhe apresenta essa árvore ancestral e conta que as flores do embondeiro, que enfeitam a árvore por uma noite, depois juntam-se a lua transformando-se em nyeletes, ou estrela, revelando à menina o significado de seu nome.

 

A contação foi embalada pela canção Nhemamusasa, interpretado pelas artistas do coletivo moçambicano Basadi ba Mintsu, em um concerto no Centro Cultural Moçambicano-Alemão, em Maputo. De acordo com as artistas, "Nhemamusasa é uma canção folclórica tradicional do Zimbabué que significa 'construir um abrigo'. 'Nhema' significa aquele que constrói e um 'musasa' é um abrigo." 

 

Explorando vários elementos da cultura africana, a culminância dos trabalhos desenvolvidos pela biblioteca em torno da Semana sem Fronteiras 2021 trouxe a cultura de Moçambique para nossos alunos.

 

Teily Assis

Bibliotecária do Colégio Stella Matutina

 

Stella Matutina - 2008 - Todos os direitos reservados
Av. Presidente Itamar Franco, 905 - Centro - Juiz de Fora - Minas Gerais | Tel. (32) 3025-8700