8 Dicas para ajudar seu filho adolescente a ter mais autoestima

A adolescência é um dos períodos mais difíceis da nossa vida, tanto para o adolescente quanto para os pais. Muitos adolescentes desenvolvem sentimentos de inferioridade causados pela pressão dos colegas que ditam « regras » de como agir e se comportar. Para os pais, é extremamente difícil ver seus filhos adolescentes sofrerem de baixa autoestima. O site Family Education explica que “a autoestima não é um presente que você pode dar a seu filho, ela deve ser construída”. Como pai, você pode adotar algumas simples atitudes que ajudarão seu filho a desenvolver sua autoestima, afinal, os primeiros anos de uma criança são a base de uma autoestima positiva.

 

Como ajudar seu filho adolescente a ter mais autoestima:

 

1) Demonstre afeição e amor pelo seu filho, em todas as suas atitudes em relação a ele. Todas os gestos de pai para filho, desde a infância, devem sem repletas de amor e afeto. Este fator é essencial. A criança que é tratado com amor e carinho, desde sua nascença, terá muito mais chances de reconhecer subconscientemente seu valor, importância e amor que os pais sentem por ele.

 

2) Elogie seu filho sempre que for possível e merecido. Demonstre como você tem orgulho dele, como você o acha especial e o quão bem ele agiu. E, principalmente: faça elogios críveis. Frases falsas ou exageradas como “você é o melhor do mundo” podem ter o efeito contrário: o adolescente pode vir a desenvolver um superego.

 

3) Ajude seu filho a estabelecer metas como se vestir sozinho, alcançar uma boa nota, tirar e colocar a mesa ou outra atividade que você achar apropriada para a idade e capacidade dele. À medida que o adolescente se aproxima da meta, elogie-o e estimule-o mostrando seus pontos positivos e como ele é capaz de realizar bem aquela tarefa. Quando ele alcançar a meta, parabenize-o e mostre-o como você está orgulhoso dele.

 

4) Valide os sentimentos do seu filho adolescente se ele sofrer um “golpe” na sua autoestima. Se ele, por exemplo, ficou triste com um comentário maldoso de alguém, diga: “Sim, você ficou triste por isso, eu compreendo”. Quando o adolescente sente que seus sentimentos foram reconhecidos, ele se sente muito mais à vontade para se abrir e expressar o que sente. Você pode, durante uma boa conversa, ajudá-lo a aumentar sua autoestima lembrando-o de todas as pessoas que gostam dele, das coisas positivas que outros disseram a respeito dele, entre outros comentários positivos.

 

5) Expresse o orgulho que você sente do seu filho, lembrando-o de como você se sente feliz e orgulhoso por ser pai ou mãe dele. Fale positivamente sobre seu filho adolescente às pessoas importantes na vida dele, como professores, amigos e avós.

 

6) Nunca compare seu filho com outros adolescentes, como a velha frase: “Por que você não é/faz como ele?”. Se alguém fizer uma comparação desse tipo, diga ao seu filho que ele é especial e único do jeito que ele é – nada é pior para a autoestima de um adolescente do que achar que todos os outros são melhores do que ele.

 

7) Certifique-se que as outras pessoas que se relacionam com seu filho reconheçam seus pontos positivos. Por exemplo, converse com os professores dele no começo do ano letivo e exponha os pontos fortes de seu filho. Essa atitude permitirá que hajam atitudes positivas da parte dos professores, ajudando o adolescente a reforçar esses seus pontos fortes.

 

8) Expresse verbalmente ao seu filho o quanto você o ama. Lembre-se de dizer isso mesmo quando ele falha ou comete um erro, depois de ter tido uma boa e longa conversa com seu filho.

 

Disponível em: https://doutissima.com.br/2014/02/18/8-dicas-para-ajudar-seu-filho-adolescente-ter-mais-auto-estima-46645/. Acesso em: 11 out. 2015.

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000