Prepare seu filho para a volta à rotina escolar

Com o fim das férias, o desafio da família é preparar o terreno para o filho retomar à rotina escolar. Lá se vão as horas a mais antes de ir para a cama e o tempinho extra no horário de levantar. Essa readaptação requer paciência, pois pode ser trabalhosa, mesmo para aquelas crianças entusiasmadas com a volta às aulas.

O mais importante na preparação do terreno é os pais não apresentarem o início das aulas à criança como um breque ou ruptura, dizendo "acabou a moleza e não vai dar mais para ficar curtindo a vida à toa". A retomada não deve ser apresentada como algo negativo.

A orientação dos educadores à família é justamente mostrar as vantagens da continuidade, levar a criança a ver que o retorno ao cotidiano escolar significa encontrar velhos amigos, conhecer novos, descobrir mais coisas sobre o mundo, aprender novos jeitos de realizar tarefas, mostrar aos outros habilidades novas conquistadas nas férias.

Um bom jeito de envolver a criança com essa conversa, enquanto se reajustam os horários domésticos, é convidá-la a participar dos preparativos do material escolar: apontar lápis, organizar e etiquetar objetos e livros.

Outra alternativa que costuma dar bom resultado é fazer uma sessão nostalgia com seu filho: reunir fotos antigas de seu tempo de colégio, contando passagens positivas.

A experiência dos primeiros dias promete ser mais tranquila também se a criança chega mais cedo à escola nesse período inicial. Os pais terão tempo para deixá-la com calma na escola e para a criança observar e se aproximar aos poucos dos colegas.

 

Quatro dicas importantes para entrar sem dramas na rotina das aulas

 

• Uma das maiores dificuldades quando o assunto é rotina é acostumar a criança a mudar seu horário de acordar. Se ela for à escola de manhã, comece a despertá-la em horários próximos aos da aula pelo menos uma semana antes. Aos poucos, ela vai se acostumar. Se for estudar no período vespertino, veja se vai ser preciso alterar o horário do almoço e do banho.

• Nos dois casos acima, uma boa dica é, uma semana antes, seguir os horários que seu filho terá depois de começarem as aulas, como um treinamento mesmo.

• Leve-o para visitar a escola antes do primeiro dia de aula. Mostre onde vai ser a sala de aula e responda às dúvidas que aparecerem: quem é o professor, o que ele faz, quantos colegas têm na sala, para aonde ele tem de ir, onde é o banheiro etc.

• Estabeleça antes uma rotina para o período em que ele não está na escola: hora das refeições, tempo livre para brincar, o momento da lição de casa, de descansar.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Psicopedagogia e Clínica Infantil Reibscheid.

Disponível em: https://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=267&cat=4>. Acesso em: 15 fev. 2016.

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000