Educação Infantil

PROPOSTA PEDAGÓGICA

EDUCAÇÃO INFANTIL

    A Educação Infantil marca o início do processo educacional, sendo a escola um espaço de socialização capaz de desenvolver aspectos físico, motor, cognitivo, social, espiritual e emocional, através de atividades que despertem a curiosidade e levem à exploração, descobertas e experimentações.

    Nesta fase, é de fundamental importância a exposição da criança a situações nas quais ela possa desenvolver sua socialização, a partir do autoconhecimento e do conhecimento do “outro”. As atividades trabalhadas no Coração de Maria visam despertar o interesse da criança para diversas situações fundamentais para o seu desenvolvimento, oferecendo a oportunidade de expressar sua criatividade, senso crítico e o desejo de viver novas experiências, possibilitando a formação de uma atitude confiante diante de novos desafios

 

NOSSOS VALORES

    Educar para a Cidadania Global, para Sustentabilidade, para o Diálogo Intercultural e para a Paz entendida como Respeito aos Direitos Humanos, promovendo atitudes que coloquem em prática os valores mais essenciais da humanidade: justiça, igualdade, liberdade, aceitação das diferenças, solidariedade, responsabilidade, cooperação e tolerância.

    O Coração de Maria tem sua educação baseada no compromisso de uma excelência pedagógica, despertando o pensamento crítico, baseado numa formação humana e cristã.

    Tendo em vista que o Colégio faz parte da  Rede Missionárias Servas do Espírito Santo, fazemos acontecer todos os dias uma educação missionária, acolhendo, respeitando e valorizando as diferenças, abertos aos desafios do mundo e das pessoas.

 

NOSSA METODOLOGIA

    Na Educação Infantil do Coração de Maria desenvolvemos a criança como um ser pensante e social com capacidade afetiva, emocional e cognitiva, ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação. Elas sentem-se cada vez mais seguras para se expressar e passam a aprender por meio das trocas sociais com diferentes crianças e adultos, cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas.

    A prática pedagógica se dá pelo desenvolvimento de projetos científicos, artísticos, literários, com ricas atividades em todas as áreas do conhecimento. A criança é o centro da aprendizagem, aparecendo como um ser ativo.

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Os campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver de 0 a 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem dos alunos.

    Campos de Experiências:

  • Eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

 

PROCESSO EDUCACIONAL

    O processo ensino–aprendizagem ocorre de forma gradual, contínua, lúdica, interdisciplinar,  envolvendo ações, sentimentos, erros, acertos e novas descobertas.

    O Coração de Maria concebe o processo educacional através do comprometimento com a formação integral do aluno, através de uma formação humanística e cristã, voltada para a reflexão dos valores, da moral e da ética e com a realidade social.

 

Colégio Imaculado Coração de Maria - 2013 - Todos os direitos reservados
Rua Aristides Caire 141 - Méier - Rio de Janeiro - RJ | Tel. (21) 3032-8131