Encontro da palavra revelada com a história vivida

Realizado de 10 de abril a 18 de maio de 2019 no Centro Ad Gentes, Nemi – Itlália,  e coordenado pela Irmã Maria Illich SSpS e Padre Rudi Pöhl SVD, o Internacional Bibliodrama Training Course reuniu pessoas de seis diferentes países. Alemanha, Filipinas, África, Polônia, Coréia e Brasil.

O tema do curso foi buscar fortalecer a espiritualidade e o encontro com a Palavra de Deus, tendo como base quatro pilares: Relationship, Communion, Prophetic Mission e Pastoral Biblical Ministry e como texto inspirador “Os discípulos de Emaus” (Lc 24, 13-35), objetivando formar facilitadores do método no bibliodrama.

Buscando uma nova dinâmica e maneira de experimentar e comunicar a Palavra de Deus, o bibliodrama, se constitui de duas partes que se encontram:  A Palavra de Deus e a história pessoal de cada participante. Por esse motivo, no método, cada pessoa é considerada importante e única pelo que é e pelo modo como sente e compartilha sua experiência pessoal com a Palavra. De igual forma, o curso capacita o participante a tornar presente personagens e outros objetos do texto sagrado, bem como trazer para fora o melhor e mais verdadeiro de seu mundo interior.

Por esse motivo, Nemi se tornou por seis semanas um laboratório internacional de vivência do método e de aprendizado da técnica possibilitando diferentes leituras da Sagrada Escritura que proporcionou uma profunda reflexão dos ensinamentos e dos valores do evangelho.  

Agora é tempo de adaptar o método à nossa realidade Latino Americana que clama por dignidade e justiça e a Palavra de Deus tem muito a dizer a nossa realidade, afinal, o Deus de Israel bíblico e de Jesus de Nazaré é o Deus dos Excluídos.    

Por fim, o clima intercultural de acolhida fraterna foi o sinal mais claro da Palavra Viva neste encontro, que semeou no coração de cada um e de cada uma sentimentos de gratidão e o desejo de continuar nesta caminhada e de proporcionar a outros a maravilhosa experiência vivida.

 

Encontro da palavra revelada com a história vivida

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000