Neste ano, a XII Mostra Cultural realizada pelo Colégio Stella Matutina, envolveu os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio para retratar as competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da vida escolar de acordo com os princípios éticos, estéticos e políticos, que visam a formação humana em suas múltiplas dimensões.
Dessa forma, as atividades realizadas com os alunos durante o período de 23 a 27 de outubro, foram pautadas de acordo com as competências explícitas na BNCC. Essas competências foram trabalhadas em cada área de conhecimento.
A área de Linguagens propiciou ao aluno apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social. As linguagens foram utilizadas para se expressar, partilhar informações, ideias e sentimentos em diferentes contextos.
A área de Matemática garantiu que o aluno desenvolvesse a capacidade de recorrer aos conhecimentos matemáticos para compreensão e atuação do mundo. Essa área propôs ao aluno o desenvolvimento da capacidade de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente para resolver problemas em diversos contextos.
A área de Ciências Humanas oportunizou ao aluno a capacidade de interpretar o mundo, compreendendo processos e fenômenos sociais, políticos e culturais. O aluno foi capaz de atuar de forma ética, responsável e autônoma frente aos processos humanos.
A área de Ciências da Natureza assegurou ao aluno o acesso aos conhecimentos científicos, formando cidadãos que tenham capacidade de compreender e interpretar o mundo e agir sobre ele. O aluno desenvolveu sua curiosidade, resolveu problemas e criou soluções que sejam sustentáveis.
A área de Ensino Religioso proporcionou a aprendizagem dos conhecimentos religiosos a partir da realidade dos alunos, propiciando conhecimento sobre o direito à liberdade de consciência e de crença.
O grande desafio da XII Mostra Cultural foi transformar conhecimento em apresentações culturais através de oficinas, debates, palestras, exposições e outras atividades interativas que consolidaram os conhecimentos e dinamizaram novas aprendizagens. Colocou o aluno como agente ativo da sua própria educação, fazendo com que ele saiba identificar problemas, compreender conceitos e interagir com o grupo.