Sugestões

Harry Potter e a Câmara Secreta – J. K. Rowling

 

A história desse segundo livro segue a cronologia logo após o primeiro ano escolar de Harry na escola de bruxaria.

O livro conta a lenda de uma câmara secreta onde existe um monstro escondido que pode matar todos que não tem o sangue puro de bruxos. Harry é o principal suspeito de ter aberto essa câmara e ter libertado o monstro, sendo que é suspeito (a lenda diz que somente o herdeiro da casa Sonserina é o único que pode abrir a câmara e Harry é o principal suspeito devido principalmente a sua habilidade de conversar com cobras) que a localização da câmara secreta é a escola de bruxaria.

A história ainda conta sobre um diário que é colocado em meios as coisas de Gina (irmã de Rony), levando a mesma a ser presa pelo basilisco (esse revela ser o terrível monstro, tratando-se de uma enorme cobra controlada por Voldemort).

Harry e Rony encaram o desafio de entrar na câmara secreta para poder resgatar Gina. Harry acaba enfrentado o basilisco, recebendo a ajuda da fênix de Dumbledore. Harry consegue afugentar o enorme basilisco com a ajuda que recebeu do diretor da escola (uma lendária espada), sendo que a fênix também salva Harry da morte, pois o basilisco mordeu Harry envenenando-o então a ave cura o veneno da cobra com uma lágrima. Harry destrói o diário que induziu Gina a entrar na câmara secreta e acaba salvando-a.

O livro ainda mostra personagens como Lúcio Malfoy (pai do inimigo de escola de Harry, Draco Malfoy), Dobyy o elfo doméstico (o qual Harry liberta de ser escravo de Lúcio). Sendo que o livro transcorre ainda durante toda a segunda série escolar bruxa de Harry.

O filme lançado em 2002, alcançou uma quantia menor de bilheteria que o primeiro filme (Harry Potter e a pedra filosofal), porém alcançou a espantosa marca de quase 900 milhões de dólares em todo mundo, um verdadeiro sucesso.

REFERÊNCIA:

DUARTE, Marcos. Sinopse – Harry Potter e a câmara secreta. Info Escola: navegando e aprendendo. 

Disponível em: http://www.infoescola.com/livros/harry-potter-e-a-camara-secreta/. Acesso em: 12 set.2016.

Harry Potter e a pedra filosofal - J. K. Rowling

Harry Potter vive com os tios Dursley, onde é mal tratado até completar seus 11 anos. É com essa idade que o jovem bruxo começa a receber cartas da escola de Hogwarts. Na noite de seu aniversário Harry é visitado por Hagrid (um ser gigante que trabalha para o diretor de Hogwarts), o qual revela que Harry é filho de bruxos e foi convidado a ingressar na escola de bruxaria. A verdade é toda revelada a Harry Potter, que seus pais foram mortos pelo terrível bruxo Voldemort e que a sua cicatriz era marca da tentativa de assassinato que Harry sofrera. Esse primeiro livro apresenta o leitor aos principais personagens da série e cria uma aura de “simpatia” pelo personagem principal (Harry).

Harry em seu primeiro ano “escolar” na escola de bruxaria é apresentado a Ronald Wesley e Hermione Granger (seus futuros melhores amigos). Harry é apresentado ao mundo dos bruxos e descobre que é muito famoso por ter sobrevivido ao ataque de Voldemort.

Após várias aventuras, os garotos juntos descobrem que a pedra filosofal (segundo a lenda tem o poder da imortalidade) está guardada na escola de Bruxaria. Desconfiados que um professor da escola está tentando roubar a pedra, decidem eles mesmos guardarem a pedra. Ao chegarem ao local onde se escondia a pedra filosofal, Harry se reencontra com Voldemort, o qual tomou posse do corpo de outro professor. Porém Voldemort falha em sua missão e foge de Harry que passa a pedra filosofal para o diretor da escola destrui-la.

O primeiro livro rendeu um filme lançado em 2001, com uma bilheteria quase de 1 bilhão de dólares. A partir desse livro a escritora JK Rowling sai do anonimato.

 

REFERÊNCIA:

DUARTE, Marcos. Sinopse – Harry Potter e a pedra filosofal. Info Escola: navegando e aprendendo. 

Disponível em: http://www.infoescola.com/livros/harry-potter-e-a-pedra-filosofal/Acesso em: 12 set.2016.

Harry Potter e o cálice de fogo - J. K. Rowling

Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim…

O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas.

Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort.

Além de todos os desafios, há feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição.

Harry Potter é o tipo de livro que fascina, encanta, surpreende e prende a atenção até o último segundo. Uma série recomendada para todas as idades.

 

REFERÊNCIA do BLOG:

CAMACHO, Gabu. Resumo – Harry Potter e o cálice de fogo. Beco Literário.com.

Disponível em: http://becoliterario.com/resenha-harry-potter-e-o-calice-de-fogo-j-k-rowling/.  Acesso em: 12 set. 2016.

Colégio Espírito Santo - 2017 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiutí, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000