Colégio Sagrado Coração de Jesus - Histórico

Histórico

O Colégio, ontem e hoje

Referência no aprendizado em Belo Horizonte há 109 anos, o Colégio Sagrado Coração de Jesus prioriza a formação integral do aluno, oferecendo uma estrutura física e educacional completa e em constante atualização para favorecer o processo educativo.

 

O Colégio Sagrado Coração de Jesus, fundado em 15 de janeiro de 1911 pelas Missionárias Servas do Espírito Santo (Congregação Religiosa fundada pelo Beato Arnaldo Janssen, tendo como co-fundadoras Beata Maria Helena e Madre Josefa), funcionou primeiro como um curso misto elementar, com duração de sete anos.

Em 1924, foi equiparado à Escola Normal Modelo de Belo Horizonte e, em 1929, foram fundados os cursos ginasial e científico.

Desde então, o Colégio vem dando à juventude uma sólida formação intelectual, moral, cívica e religiosa - e o retorno por parte dos nossos alunos e ex-alunos nos deixa gratificados e realizados.

Inspirados pelo Espírito Santo, temos sabido conservar do passado os valores autênticos universais e eternos. Ao mesmo tempo, adaptamo-nos aos novos tempos e às novas exigências.

Para as aulas de Educação Física e o lazer, o Colégio dispõe de um Ginásio Poliesportivo coberto, modernamente equipado, com quadras nas medidas oficiais, onde são ministradas também aulas de esporte especializado.

Em agosto de 1980, foi inaugurado o prédio da Educação Infantil, situado em ampla área, com muito verde e todos os requisitos e equipamentos da moderna pedagogia infantil.

Nossa presença marcante no Estado foi oficialmente reconhecida no ano de 1992, quando o prédio do Colégio foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município, que definiu o tombamento como a "interpretação do sentimento da comunidade que reconhece na escola um marco na historia educacional, social, religiosa e da arquitetura da cidade."

A Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo e as comunidades por elas atendidas celebram com alegria a canonização do Padre Arnaldo Janssen e do Padre José Freinademetz, pelo Papa João Paulo II, dia 5 de outubro de 2003.

O Colégio Sagrado Coração de Jesus mantêm  equilíbrio entre o passado e o presente o que  faz com que o Colégio seja, ao mesmo tempo, tradicional e atual. Rejeitamos modismos passageiros e falsos valores, mas aceitamos de bom grado o novo que constrói o que nos torna aptos a ajudar nossos jovens a enfrentar os grandes desafios neste terceiro milênio.

Para favorecer o Processo de Aprendizagem e para a concretização de seu Projeto educacional o Colégio dispõe de espaços novos e  adequados para a realização de atividades nas diversas áreas do conhecimento, que contribuem eficazmente para o desenvolvimento integral do educando. São eles: Laboratório de Informática, Biblioteca Informatizada, Complexo Científico com laboratórios bem equipados, de Biologia, química e Física, Complexo Artístico com: Laboratórios de Dança, Laboratório de Música, Laboratório de Teatro e Laboratório de Artes, Salas de aulas com Multimídia com acesso à internet, Sala com lousa interativas, Parque Infantil amplo vários espaços, com brinquedos diversificados valorizando a ludicidade. A Sala de aula do Colégio são amplas arejadas e com carteiras estofadas, proporcionando do processo educacional. As Salas conforto, e favorecendo a aprendizagem.

O Colégio conta com uma equipe Pedagógica bem qualificada bem como com um corpo docente preparado e competente em sua ação pedagógica.

A equipe de apoio pedagógico é capacitada para atender toda demanda existente da comunidade escolar.

Em 2011 o Colégio Sagrado Coração de Jesus completou 100 anos de história no Cenário Educacional de Belo Horizonte e Minas Gerais com uma proposta inovadora de Educação que tem seus referenciais na Filosofia da Congregação, nos quatro pilares da Educação –Unesco, nos Parâmetros Curriculares Nacionais não perdendo de vista o contexto em que está inserido.

Nesse ano o Colégio foi Condecorado pela câmara Municipal com um certificado de Honra ao Mérito pelos Serviços educacionais prestados , durante 100 anos à sociedade belorizontina e mineira.

No Colégio Sagrado coração de Jesus o aluno aprende  a Ser...a compartilhar...

Aqui o aluno aprende a inovar e ter prazer em adquirir novos conhecimentos...

Aqui o aluno desenvolve competências...

A Educação no Colégio Sagrado Coração de Jesus vai muito além da sala de aula! 

 

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550