Colégio Sagrado Coração de Jesus - Filosofia

Filosofia

Filosofia Educacional

O Colégio Sagrado Coração de Jesus, nos seus 100 anos de existência, sente-se profundamente comprometido com seu objetivo maior - a formação integral do educando. Orientado por uma filosofia de base humana e cristã bem definida, somada a uma linha pedagógica moderna e de alto nível, o Colégio tem consciência do importante papel que vem desempenhando ao longo de todos esses anos em sintonia com o carisma da Congregação Missionária à qual pertence.

Os educadores deste Colégio, religiosas e leigos, têm consciência de que a comunidade escolar deve ser um ambiente animado pelo espírito evangélico de liberdade e caridade, onde a co-responsabilidade das funções leve a um trabalho em equipe e unidade de pensamento. Somente a adesão total da direção, docentes, pessoal técnico e administrativo nos permitirá oferecer aos nossos alunos uma qualidade de ensino e de serviços cada vez mais aprimorados, um ambiente propício ao crescimento físico, intelectual, moral e uma vida cristã inspirada em valores do Evangelho de Jesus Cristo.  Assim facilitaremos a comunicação da cultura na perspectiva da fé, promovendo a síntese entre fé, cultura, aprendizado e vida.

Como colégio católico, temos plena consciência da nossa tarefa de promover o homem integral porque em Cristo - o homem perfeito - todos os valores humanos encontram plena realização.

Assim sendo, o Sagrado procura, juntamente com as famílias e os alunos, fazer-se presente na construção de uma nova geração consciente e articulada com o momento que vive.

Portanto, os objetivos do Colégio são proporcionar ao aluno:

  • uma aprendizagem sólida, bem embasada e bem estruturada;
  • o desenvolvimento de bons hábitos e disciplina para a formação da personalidade
  • uma atitude de encontro e de diálogo que o capacite a uma convivência fraterna e a relações interpessoais ;
  • o sentido de responsabilidade como condição indispensável ao exercício da liberdade e de cidadania;
  • o julgamento crítico para discernir os valores culturais, sociais e evangélicos de tantos anti-valores;
  • o espírito de serviço e de solidariedade.
  • o desenvolvimento de habilidade e atitudes
  • o desenvolvimento de competências de acordo com sua faixa etária.

Isto exige de nós determinar e delimitar critérios claros que são observados de maneira séria e comprometida por todos os que formam a Comunidade do Sagrado.

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550