Colégio Sagrado Coração de Jesus - Sistema de avaliação

Sistema de avaliação

      A avaliação deve ser entendida como articuladora dos processos de ensinar e aprender. Ela é pensada de tal modo que o aluno possa participar com responsabilidade do processo de aprendizagem, ao tomar conhecimento do que ele já sabe, do que precisa aprender e do que ainda constitui sua dificuldade.

      O processo de avaliação de desempenho escolar do aluno é feito pela observação constante de sua aprendizagem e pela aplicação de avaliações diagnósticas, provas, trabalhos, pesquisas, exercícios e atividades diversificadas.

      Na Rede de Educação das Missionárias Servas do Espírito Santo, o ano letivo está estruturado em três etapas e o sistema de avaliação tem sua distribuição de pontos atendendo às diretrizes específicas do Ensino Fundamental e Médio.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

(1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio)

           Em cada disciplina, será atribuído ao aluno o total de 100 (cem) pontos no ano, dos quais deverá obter no mínimo 60% (sessenta por cento) para aprovação e consequente mudança de ano/série. O aproveitamento será aferido em 3 (três) etapas:

      1ª etapa: 30 pontos (com média de 18 pontos)

      2ª etapa: 35 pontos (com média de 21 pontos)

      3ª etapa: 35 pontos (com média de 21 pontos)

 

Pontuação dos diversos instrumentos de avaliação

Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano

 Instrumentos

 1ª etapa

 30 pontos

 2ª etapa

 35 pontos

 3ª etapa

 35 pontos

 Avaliações intermediárias

 10 pontos

 12 pontos

 12 pontos

 Avaliações trimestrais

 12 pontos

 14 pontos

 14 pontos

 Avaliações diversificadas

 08 pontos

 09 pontos

 05 pontos

 Projeto Mostra cultural

--------

-------

 4,0

 

Ensino Fundamental - 6º, 7º e 8º anos

 Instrumentos

1ª etapa

30 pontos

2ª etapa

35 pontos

3ª etapa

35 pontos

 Avaliações intermediárias

08 pontos

10 pontos

10 pontos

 Simulado

06 pontos

06 pontos

06 pontos

 Avaliações trimestrais

10 pontos

13 pontos

13 pontos

 Avaliações diversificadas

04 pontos

04 pontos

04 pontos

 Projeto Mostra cultural

02 pontos

02 pontos

02 pontos

 

Ensino Fundamental - 9º ano 

 Instrumentos

1ª etapa

30 pontos

2ª etapa

35 pontos

3ª etapa

35 pontos

 Diagnóstica

2,0

-

-

 Módulo I

8,0

10

10

 Módulo II

8,0

12

12

 Simulado

6,0

6,0

6,0

 Diversificada/AppProva

3,0

4,0

4,0

 Projeto Mostra cultural

2,0

2,0

2,0

 Atitudinal

1,0

1,0

1,0

 

Ensino Médio (1ª à 3ª série)

Instrumentos

1ª etapa: 30 pontos

2ª etapa: 35 pontos

3ª etapa: 35 pontos

Diagnóstica

2,0

-

-

Módulo I

8,0

10

10

Módulo II

8,0

12

12

Simulado

8,0

8,0

8,0

Diversificada/ AppProva

3,0

4,0

4,0

Atitudinal

1,0

1,0

1,0

 

                                PROVAS - MÓDULOS

                           (Orientações para o 9º ano e EM)

        Os alunos dessas séries devem seguir as seguintes orientações na resolução das provas:

  1. Verificar se a sua prova está com o numero de questões definido, no cabeçalho;
  2. Ler cuidadosamente cada questão proposta e Redigir a resposta no espaço destinado a ela; Informações que ultrapassem os espaços não serão corrigidas.
  3. Apresentar nas provas de matemática, o raciocino e os cálculos em todas as questões discursivas ou de múltipla escolha, caso contrario, não serão validadas;
  4. As questões respondidas serão avaliadas em pertinência ao que foi solicitado, à correção das ideias, a concisão e à clareza;
  5. Questões discursivas, redigidas a lápis, não serão revisadas;
  6. Nas questões de múltipla escolha, MARQUE primeiro a lápis, e só após ter certeza, PASSE caneta. Rasuras não serão aceitas;
  7. O uso de equipamento eletrônico e outro tipo de cola implicarão na anulação da prova;
  8. Para uma possível revisão, é necessário que todas as instruções acima sejam seguidas.
  9. Na 3ª Etapa a prova trimestral e a prova do módulo II ficarão arquivadas, na escola, caso o aluno necessite posteriormente de uma revisão.

 

AVALIAÇÃO DE 2ª CHAMADA

      A avaliação de 2ª chamada, se requerida por motivo justo, devidamente comprovado, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, considerando os critérios definidos pelo Regimento Escolar, poderá ser concedida para realização das avaliações previstas em calendário escolar.

      Após esse prazo concedido, o aluno perde o direito à avaliação de 2ª Chamada, não cabendo mais reclamação e contestação sobre o assunto.

      Cabe à Coordenação pedagógica agendar a data e o horário das avaliações.

As avaliações de 2ª chamada serão realizadas em horário agendado.

 

DA RECUPERAÇÃO PARALELA E FINAL

Parágrafo Único - O aluno fará uma avaliação no valor de 30 (trinta) pontos correspondente à Recuperação da 1ª etapa. Os pontos adquiridos nessa avaliação serão somados ao resultado obtido na 1ª etapa e divididos por 2 (dois), prevalecendo a maior pontuação, podendo atingir, no máximo,  60% (sessenta por cento) da pontuação da etapa, ou seja, 18 (dezoito) pontos.
 
 
Artigo 160- Ao final da 2ª etapa, o aluno que não atingir no mínimo 39 pontos terá direito à Recuperação Paralela em até 03 (três) disciplinas no Ensino Fundamental I e em até 04 (quatro) disciplinas no Ensino Fundamental II  (6º ao 9º ) e Ensino Médio.
 
§ 1º - O aluno fará uma avaliação no valor de 65 (sessenta e cinco) pontos, correspondente à Recuperação da 1ª e 2ª etapas, considerando que o conteúdo estudado sempre será cumulativo.
 
§ 2º - Os pontos adquiridos nessa avaliação serão somados aos total dos  pontos obtidos nas 2 (duas) etapas e divididos por 2 (dois), prevalecendo a maior pontuação, podendo atingir, no máximo, 60% (sessenta por cento), da soma da pontuação total da 1ª e 2ª  etapas, ou seja, 39 (trinta e nove) pontos.
 
Artigo 161- Ao final da 3ª etapa, o aluno que não atingir o mínimo de 60 (sessenta) pontos terá direito à Recuperação Final em até 3 (três) disciplinas no Ensino Fundamental I e em até 4 (quatro) disciplinas no Ensino Fundamental II (6º ao 9º) e Ensino Médio.
 
 
§ 1º  - A Recuperação Final terá valor de 100 (cem) pontos, sendo uma prova no valor de 90 (noventa) pontos e uma atividade no valor de 10 (dez) pontos, , considerando o conteúdo  cumulativo.
 
§ 2º - Os pontos obtidos na Recuperação serão somados aos pontos obtidos nas 3 (três) etapas e divididos por 2 (dois). O aluno deverá atingir, no mínimo, 60 (sessenta pontos), ou seja, 60% (sessenta por cento) da pontuação anual para ser aprovado.
 

 

 

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