Colégio Sagrado Coração de Jesus - ENFOCO

ENFOCO

É o “Encontro de Formação e Convivência” dos alunos, realizado por turma, anualmente, com o objetivo de favorecer a partilha de experiências, a reflexão dos valores essenciais à vida humana e o cultivo da dimensão espiritual presente em cada pessoa. Esse encontro, por meio de dinâmicas, possibilita a vivência de atitudes capazes de favorecer ações colaborativas, de respeito às diferenças para uma melhor convivência.  

O Colégio Sagrado Coração de Jesus tem como Missão contribuir para a educação e formação de seus alunos, considerando os aspectos físicos,  cognitivos e espirituais. Dentre as muitas atividades desenvolvidas, oferece o Projeto ENFOCO, que tem por objetivo oportunizar aos alunos momentos de reflexão e convivência, tendo em vista seu crescimento integral como ser humano.

Os  encontros, acontecem fora do ambiente escolar, sempre às terças-feiras, em local onde a natureza nos convida à reflexão. Pela manhã, educadores e educandos refletem sobre um tema escolhido. A parte da tarde é reservada para os alunos se conhecerem melhor. São momentos de descoberta da arte da convivência pois, as relações humanas são cheias de surpresas e desafios. Com elas, aprendermos a nos conhecer melhor, a compreender os outros, a compartilhar certezas e dúvidas, a ser fraternos e a amar. Assim, nos aproximamos de Deus.

Os temas são escolhidos considerando a psicologia das idades e a realidade vivenciada pelas turmas:

3º ano – Aprender a conviver. 

4º ano – Respeitar e acolher as diferenças. 

5º ano – Viver em comunidade.

6º ano – Sou um ser de talentos.

7º ano – ética e adolescência: Caminhos para o amadurecimento. 

8º ano – Quem são meus ídolos? 

9º ano – Sentido da vida: De onde vim e para onde vou? 

1ª série – Valores que me tornam humano. 

2ª série – Vocação: Compromisso e missão. 

3ª série -  Projeto de vida 

 

Simone Fortunato – Coordenadora da Pastoral

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550