Colégio Sagrado Coração de Jesus - TRABALHO DE CAMPO O RIO DE JANEIRO IMPERIAL

TRABALHO DE CAMPO O RIO DE JANEIRO IMPERIAL

Os alunos do 8º ano tiveram a oportunidade de viajar até a cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de investigar e apreciar as marcas deixadas pela monarquia no Brasil.

Tendo sido capital do Império brasileiro, a cidade conta com edificações do passado que contam a história política, social e cotidiana  do Império.

Além de uma visitação do Paço Imperial, Cinelândia, Jardim Botânico, Parque Lage, também foram contemplados nesse trabalho, O Museu de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Museu de História Natural, localizado na Quinta da Boa Vista - antiga moradia de D. João VI e dos imperadores Pedro I e Pedro II com as suas respectivas famílias, o Mosteiro de Santo Antônio, local importante no dia a dia da família real do Brasil.

O trabalho de Campo teve como objetivo o contato direto com a história contada além dos livros e escrita e também pela arquitetura, pinturas, imagens e documentos disponíveis para a sociedade brasileira.

Além  de abrir espaço para a convivência, incentivando a tolerância, amizade e criatividade nas relações sociais, houve tempo para que os alunos admirassem o Cristo Redentor, Os Arcos da Lapa, a Assembleia Legislativa da Cidade, a Praça Tiradentes., o Teatro Municipal.

Todos os locais visitados tiveram a orientação de uma guia especializada na história do Brasil Império.

 

Cláudia Rossi- Professora de História

 

Primeiro Império

JARDIM BOTÂNICO

MUSEU DE BELAS ARTES

MOSTEIRO SANTO ANTÔNIO

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550