Como se escreve possessivo?
A grafia é derrepente ou de repente?
Um dos pais da linguística, Ferdinand de Saussure, linguista e filósofo suíço, atribuiu o escorregadio conceito de signo, a partir da proximidade entre significado e significante. Revisado por linguistas contemporâneos, a crença no signo extrapola seu conceito básico de sentido: a ideia da construção da palavra vai além de sua forma.
Como parte procedimental dessas atribuições do sentido, torna-se imprescindível dominar o registro padrão de uma língua como parte inerente de nossa cultura. Tendo em vista, portanto, que escrever corretamente uma palavra é compreender que tal competência se destina a um padrão convencional e que se apresenta comum a todos nós usuários deste riquíssimo e belo idioma.
Ao sabor dessas ideias que estão em consonância à proposta pedagógica da Área de Códigos e Linguagens do Colégio Sagrado Coração de Jesus, foi desenvolvido, pela professora Jussara, um trabalho de ortografia com as turmas de 5º ano do Fundamental 2.
A professora pediu que os alunos criassem uma forma (objeto) que remetesse ao significado imediato de palavras escolhidas a partir das dificuldades ortográficas dos alunos. A criação de modelos imagéticos dessas palavras e expressões que ofereciam maior dificuldade de escrita deu um excelente trabalho de produção de texto, atingindo o objetivo principal: criar uma imagem de referência que contribuísse para a consciência do registro padrão ortográfico.
Confira, agora, parte do registro fotográfico desse belo trabalho!
Tony Labanca
Coord. De Códigos e Linguagens