Colégio Sagrado Coração de Jesus - Conhecendo Vincent Van Gogh

Conhecendo Vincent Van Gogh

Num tempo histórico diferente, quando os artistas franceses abusavam das cores e ousavam representar o mundo com pontos e linhas livres, Van Gogh ainda mantinha seus ideais, retratando a expressão real do homem simples e de um mundo com pouca luz.  Aos poucos, porém, com apoio do irmão, Van Gogh descobriu as cores e toda a sua luminosidade. Do seu traço especial e único, com pinceladas fortes e marcantes, surgiram figuras duplicadas... girassóis fulgurantes e cenas de um cotidiano comum.

 

Foi por meio da história sobre a vida do holandês Van Gogh que as turmas do 3º ano A e B começaram a conhecer um pouco do grande acervo deixado pelo artista. Diante dos fatos narrados e da apreciação de suas obras, os alunos compreenderam que a arte era forma mais autêntica e pura do artista expressar sua solidão e sua visão do mundo que não era mais simples.

 

Os alunos criaram novas composições com o tema do artista, pintaram e recriaram parte de suas obras consagradas em uma releitura que evidenciou o prazer da experiência estética, artística e fruitiva, como as fotos revelam a seguir.

 

Ione A. Botelho

                                                  Professora de Arte / Fundamental I

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550