Dia Internacional da Paz

Irmãs se reúnem pela paz

No dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, as Missionárias Servas do Espírito Santo, presentes em 51 países, estarão unidas rezando e realizando ações concretas em prol da paz no mundo.

A iniciativa partiu da Equipe da Direção Geral da Congregação que convocou as cerca de 3 mil missionárias espalhadas pelo mundo a contribuir com a causa da paz. Também no Brasil as irmãs estão respondendo a este apelo e intensificando não apenas a oração, mas buscando gestos concretos para promover a cultura da paz.

Como a paz é uma necessidade para todos os seres humanos, abrimos o convite para todas as pessoas de boa vontade que quiserem se unir a nós. Por isso apresentamos a carta da Direção Geral:

 Convocação pela paz no mundo

A equipe da Direção Geral SSpS é composta pelas irmãs Mirian,
Margaret, Maria Cristina, Maria Theresia (Coordenadora
Geral), Mikaelin, Eleonora e Mary John.

Estas últimas semanas e inclusive meses foram repletos de notícias de guerras, doenças, refugiados, violência, opressão e tanto sofrimento humano que nos abala os corações e sentimo-nos impotentes.

Como Congregação, temos o compromisso de estender a mão de variadas formas e em muitos  lugares mundo a fora. Como Direção Geral, tomamos tempo para refletir sobre esta situação mundial e nos perguntamos: 

 

- “Para onde o Espírito nos conduz? - Como podemos responder a estas necessidades esmagadoras?”

A Palavra de Deus nos inspirou:

“Digo ainda mais: se dois de vós na Terra estiverem de acordo sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está no céu. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles”. (Mt 18,19-20)

Acreditamos que podemos viver esta Palavra e, pela força da unidade na oração e presença, fazer uma diferença, alargar o círculo da comunhão universal. Uma única pessoa reconciliada consigo mesma, com Deus e com os irmãos proporcionará mais paz a este mundo.

Imaginem a força de mais de 3000 SSpS dando um empurrão extra pela paz ao tentar, conscientemente, rezar e viver para que haja mais unidade e amor entre todas as pessoas! Confiemos na Palavra de Jesus que promete responder às nossas orações e nos faz conhecer sua presença amorosa entre nós.

O mundo celebra novamente o Dia Internacional da Paz em 21 de setembro e, pouco depois, em 4 de outubro, a festa do grande batalhador pela paz, São Francisco de Assis. Como Direção Geral, sentimos ser uma excelente ocasião para nós SSpS estarmos unidas em oração e ação pela paz no mundo de hoje.

Por isso, queridas Irmãs, queremos convidá-las a se unirem a nós em preparação a estes dias especiais pela promoção da paz através de intensa oração umas pelas outras e por uma mudança dos corações daqueles que acreditam em violência e guerra. Confiamos que individual e comunitariamente encontremos muitas formas criativas de promover e incentivar a paz. 

Terminamos com as palavras do Papa Francisco:

"Deus é paz: peçamos que nos ajude a sermos promotores de paz, cada dia, em nossa vida, nossas famílias, nossas cidades e nações, no mundo inteiro. Deixemo-nos tocar pela bondade de Deus"  (25/12/13 – Mensagem Urbi et Orbi).           

Unidas no Espírito Santo,

    Ir. Maria Theresia, Ir. Mary John, Ir. Maria Cristina, Ir.  Eleonora, Ir. Miriam, Ir. Mikaelin e Ir. Margaret.

 

Sugestões de oração e de paz

  • Cultive a paz em você mesma, perdoe e se permita ser perdoada

  • Planeje uma reconciliação comunitária e/ou encontro de construção da paz

  • Ofereça orações pessoais e comunitárias pela paz (hora santa, novena, celebrações...)

  • Observe um dia de jejum pela paz

  • Como grupo, envolva-se no serviço aos pobres, refugiados, marginalizados e outros  necessitados

  • Envolva-se mais em eventos por justiça (passeatas pela paz, redação de cartas...)

  • Use a rede social da internet para publicar breves mensagens de paz e esperança e convide outros a se unirem nestas ações.

  • Ofereça apoio financeiro aos diretamente envolvidos no serviço aos refugiados, os atingidos pelo Ebola e outros grupos – talvez dinheiro provindo de sacrifícios pessoais ou campanhas para fundos colaborativos

  • Saiba mais sobre a construção da paz e partilhe estas informações com outros.

 

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222