ROMARIA CELEBRA 125 ANOS

As missionárias Servas do Espírito Santo celebraram os 125 anos de fundação com uma romaria a Aparecida neste sábado, 6 de dezembro. Cerca de 100 irmãs de diversas partes do Brasil vieram acompanhadas de colaboradores leigos e leigas, Missionários leigos do Deus Uno e Trino, familiares e amigos. A missa presidida por Dom Damasceno, arcebispo de Aparecida, foi transmitida ao vivo pela TV Aparecida.

História da Fundação

A fundação das Missionárias Servas do Espírito Santo aconteceu no dia 8 de dezembro de 1889, quando as primeiras irmãs foram recebidas como postulantes, após muitos anos de espera na Casa Missionária de Steyl. Entre elas estavam Helena Stollenwerk e Hendrina Stenmanns, mais conhecidas por Madre Maria e Madre Josefa e que vieram a se tornar cofundadoras da congregação.
Naquela época, por causa do Kulturkampf, na Alemanha era praticamente impossível ingressar numa congregação religiosa. Por isso, algumas mulheres, ao tomarem conhecimento da obra missionária de Steyl, na Holanda, mas próximo a fronteira da Holanda, entraram em contato com Pe. Arnaldo Janssen e pediram para ser admitidas.
Nesta época os Missionários do Verbo Divino já estavam presentes em vários países e sentiam a necessidade de irmãs missionárias que pudessem ajudar na missão, especialmente junto às mulheres e às famílias.
A congregação, no entando, não foi fundada logo e as primeiras irmãs precisaram esperar durante muitos anos, trabalhando na cozinha da Casa Missionária, até que finalmente puderam dar início à sua formação religiosa.
Graças à perseverança e ousadia das primeiras irmãs, muitas outras jovens acolheram o chamado de Deus e rapidamente a congregação cresceu e se espalhou pelos cinco continentes.
 
Fotos e detalhes da Romaria
 
Chegada em Aparecida: vieram 18 ônibus das diversas cidades onde as irmãs estão presentes, entre elas: Belo horizonte, Campo Belo e Juiz de Fora (MG); Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Ponta Grossa (PR) e várias outras.
As fotos abaixo são dos romeiros que vieram com a Comunidade Santo Arnaldo, do bairro do Brás, São Paulo (SP), com a presença de imigrantes de Angola, Paraguai, Bolívia, Peru e Colômbia.
 

Fotos da Missa na Basílica de Aparecida

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222