JUBILEU DE CONSAGRAÇÃO

No último sábado, 13 de dezembro, foi a celebração da festa de jubileu de consagração de diversas Missionárias Servas do Espírito Santo que completaram 65, 60 e 50 anos de vida religiosa a serviço da missão, durante o ano de 2014. A missa foi celebrada pelo Pe. Joy  svd e em seguida foi o almoço compartilhado com as irmãs, parentes e amigos das jubilares.

 

Conheça as Irmãs Jubilares

Ir. Celiniana
Natália Pickuz

65 anos de consagração

Ir. Celiniana nasceu em 26 de outubro de 1924 em Tarumã, PR. É a sétima filha entre 16 irmãos, dos quais 5 ainda estão vivos. Seus pais, Aleixo e Rosa Pickuz eram lavradores.

Fez os primeiros votos em 8 de junho de 1949 e se formou como assistente de dentista e, por muitos anos, trabalhou com Ir. Belana, que era dentista, cuidando da saúde dos dentes das irmãs.

Além disso, trabahou em diversas comunidades ajudando nos serviços de sacristã, costureira e até cozinheira.

Atualmente está no Lar Santana e, apesar de sua idade, ainda cuida da sacristia e conserta as roupas das irmãs.

 

Ir. Marisílvia
Maria Otília Meinerz

60 anos de consagração

Ir. Marisílvia é de Porto Vitória, PR, e nasceu em 29 de setembro de 1927. É a quarta filha entre 13 irmãos. Seus pais, Reinoldo e Maria Amália Meinerz eram lavradores.

Fez seus primeiros votos em 8 de junho de 1954 e depois formou-se em enfermagem e dedicou sua vida aos doentes em vários hospitais onde a Congregação estava presente, seja em Belo Horizonte como em São Paulo.

Mesmo já tendo mais idade, aceitou ir para os Estados Unidos para ajudar a cuidar das irmãs idosas de lá.

Hoje, Ir. Marisílvia está no Lar Santana porque necessita de cuidados e aproveita seu tempo livre para fazer peças finas em crochê, pois ela tem muita habilidade artística.

Ir. Maria Lídia
Eulália Zipperer

60 anos de consagração

Nascida em Santa Cruz do Timbó, SC, em 19 de fevereiro de 1932, Ir. Maria Lídia é a segunda dos 12 filhos do casal de lavradores Carlos e Rosa Zipperer.

Também fez seus primeiros votos em junho de 1954 e depois trabalhou em diversas comunidades , especialmente nos colégios de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Campo Belo, MG, dedicando-se especialmente aos serviços gerais. 

Durante 15 anos morou em Juquitiba, SP, onde engajou-se na pastoral paroquial onde se sentia muito feliz junto com as pessoas das comunidades de lá. Por isso, não foi fácil deixar Juquitiba, quando precisou vir para o Lar Santana para cuidar de sua saúde. Mesmo assim, Ir. Lídia sempre busca oportunidades para colaborar e sempre dá uma ajuda na cozinha, especialmente na preparação de legumes e verduras.

Ir. Anália Reis

60 anos de consagração

Ir. Anália é de Aguanil, próximo de Campo Belo, MG, onde nasceu em 19 de abril de 1930, sendo a terceira entre os oito filhos do casal de lavradores José Antônio e Maria da Glória Reis.

Entrou para a congregação e fez seus primeiros votos dia 8 de dezembro de 1954. Passou por vários colégios onde trabalhou em serviços gerais. Mas o que mais marcou sua vida foi o trabalh de recepcionista no Convento Santíssima Trindade durante 40 anos. Por isso Ir. Anália é muito conhecida pela sua simplicidade e dedicação a todas as pessoas que chegavam ao Convento.

Por causa de sua idade avançada, Ir. Anália já não pode mais trabalhar na recepção, mas abraçou com seriedade uma nova missão: a de rezar por todas as comunidades e pessoas que necessitam, o que faz com muita alegria.

Ir. Maria Dulce
Nelsi Carmem Schwarzer

50 anos de consagração

Ir. Maria Dulce nasceu em 3 de dezembro de 1939 em Não me Toque, município do Rio Grande do Sul. Seus pais, Fritholdo e Wilma Schwarzer eram agricultores e tiveram nove filhos, dos quais ela foi a primeira. Com o falecimento de sua mãe quando ainda era adolescente, ela assumiu o cuidado dos irmãos menores.

Só depois que cresceram pode entrar para o convento, fazendo seus primeiros votos em 6 de julho de 1964. Formou-se em artes e pastoral catequética e deu aula em alguns dos colégios das Missionárias Servas do Espírito Santo. 

Nos anos 70 Ir. Maria Dulce foi para o trabalho missionário insrido em diversas comunidades pobres do interior do país, vivendo muitos anos em Paranapuã (SP), Rubim (MG) e Campo Belo (MG), onde também se dedicou à Pastoral Vocacional. Atualmente está no Lar Santana, pois necessita de cuidados de saúde.

Ir. Terezinha Colombo

50 anos de consagração

Ir. Terezinha é de Farroupilha, RS e nasceu em 23 de março de 1942. É a sexta entre os 12 filhos do casal de lavradores Olderico Pasqual e Catarina Colombo.

Em 6 de de dezembro de 1964 fez os primeiros votos, formou-se em orientação pedagógica e sempre se dedicou com muita paixão a Educação. Trabalhou em vários colégios da Congregação, mas também no interior do Tocantins, incentivando e orientando a construção de uma escola em Aparecida do Rio Negro (TO), possibilitando, assim, o acesso de muitas crianças ao estudo.

Até recentemente dedicou-se ao trabalho educacional em creches e centros de educação juvenil da periferia de São Paulo. Atualmente reside na comunidade do Colégio Espírito Santo, no bairro do Tatuapé, em São Paulo, e está atuando mais na linha de assessoria.

   

 

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222