CELEBRAÇÃO DOS MÁRTIRES

A morte da religiosa deu repercussão aos conflitos de terra na Amazônia

Da redação, com Rádio Vaticano

Placa no local onde Dorothy Stang foi assassinada há dez anos presta homenagem ao trabalho da missionária em favor dos trabalhadores rurais / Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Placa no local onde Dorothy Stang foi assassinada há dez anos presta homenagem ao trabalho da missionária em favor dos trabalhadores rurais / Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O dia 12 de fevereiro de 2005 marcou a história dos conflitos agrários no Pará. Ir. Dorothy relatava que sofria ameaças e, segundo pessoas próximas da religiosa, sua morte estava anunciada: o clima era tenso na região e, no dia do crime, a reliogiosa tinha um encontro marcado com agricultores.

dorothy-stangDorothy Stang foi morta com seis tiros pelo pistoleiro Rayfran das Neves Sales. No total, a Justiça puniu seis envolvidos no caso, entre os executores e os mandantes do crime.

A repercussão internacional do caso deu visibilidade para conflitos de terra na Amazônia. Na época, a ministra do meio ambiente, Marina Silva, esteve na região e deslocou um aparato policial para as investigações. As polícias civil e federal iniciaram uma caçada para prender os suspeitos. Rayfran foi detido três dias após o crime.

Dorothy Stang veio para o Brasil em 1966. Nasceu em Ohio, nos Estados Unidos, mas decidiu ser cidadã brasileira. Foi naturalizada e passou a morar na Amazônia. Pertencia às Irmãs de Nossa Senhora de Namur.

Em Anapu, conheceu o drama do pequeno agricultor, sem terra para trabalhar. Virou uma liderança na luta pela reforma agrária e começou a incomodar madeireiros, fazendeiros e grileiros da região.

fonte: https://noticias.cancaonova.com/morte-da-religiosa-dorothy-stang-completa-10-anos/ 

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222