15 de Janeiro - Dia de Santo Arnaldo

O dia 15 de janeiro foi um dia muito importante para as Missionárias Servas do Espírito Santo, pois neste dia foi comemorado o aniversário de 107 anos da morte de Santo Arnaldo Janssen, um homem com grande dedicação ao trabalho missionário e uma profunda religiosidade.

A irmã Aparecida de Paula Ribeiro realizou uma reunião com os colaboradores do Convento Santíssima Trindade, casa fundada pelo padre. O objetivo da reunião foi dar boas vindas aos funcionários neste novo ano que se iniciou. Fazendo uma retrospectiva do ano que se passou, a irmã Cida (como é conhecida) fez todos lembrarem as conquistas, a união e o trabalho em equipe do ano de 2015.

Começando a reunião todos foram convidados a cantar "Vinde, Espírito Santo", e em seguida participaram de uma dinâmica onde todos receberam uma vela e refletiram que chama gostariam de ser neste ano de 2016. Sendo dia de Santo Arnaldo Janssen, todos celebraram com alegria e guardaram em seus corações a vontade de acolherem uns aos outros no amor do Espírito Santo como Padre Arnaldo nos ensinou.  

Santo Arnaldo dizia “Verdadeiramente digna é a vida de quem dá tudo de si”. Arnaldo Janssen era conhecido pelo seu empenho na obra missionária, era um homem de muitas qualidades, mas é a maior delas, era seu esforço. A vida de Arnaldo Janssen se caracterizava e era sustentada por uma fé profundamente orante, a fidelidade à Igreja Católica e a devoção a Santíssima Trindade.

Segundo de onze filhos, nasceu em 5 de novembro de 1837 em Goch, Alemanha. Em 1855 começou os estudos em Münster e se formou em Matemática, Ciências Naturais e Filosofia. Estudava 9 horas por dia. Em 1859 foi qualificado para lecionar estas matérias. Depois estudou Teologia e em 15 de agosto de 1861 foi ordenado Padre. 

Como padre professor, sua atitude básica foi de um homem de oração constante que lhe permitia ver além das próprias limitações humanas, ser forte diante de decepções e incompreensões, renunciar a seguranças e assumir novos desafios. Era um homem apaixonado pela oração. 

Seu trabalho ao longo de sua vida resultou na fundação do Mensageiro do Sagrado Coração, uma revista mensal que dava notícias da missão e animava os católicos a trabalhar mais pelas missões e na abertura de três congregações muito importante para a missão do mundo atualmente: a Congregação do Verbo Divino em 1875, a Congregação Missionária das Servas do Espírito Santo (SSpS) em 1889 e a Congregação das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua, SSpSAP em 1896.

Se Santo Arnaldo pudesse escolher em uma palavra que chama ele gostaria de ser neste ano, ele certamente escolheria a oração, pois é na oração que encontramos forças para prosseguir na caminhada de nossas vidas e conquistar nossos sonhos. Sigamos o exemplo de Santo Arnaldo Janssen, um homem simples de vida monótona, mas esforçado e dedicado em tudo que fazia, principalmente na oração. 

 

 

 

 

Fotos da reunião

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222