Receba os dons do Espírito Santo com a Novena das Irmãs Missionárias

O Espírito Santo veio à Terra há milhares de anos atrás, ele foi uma resposta a uma promessa que Jesus Cristo fez a todos nós: a de não nos deixarmos sozinhos e desamparados. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” João 14:16
Este evento foi chamado de Pentecostes e aconteceu 50 dias depois da Páscoa quando Jesus subiu ao céu para ficar junto de Deus.

O que aconteceu neste dia?

O Pentecostes era uma festa de gratidão a Deus pela colheita, que reunia muitas pessoas para uma celebração. E durante um momento de confraternização, o Espírito Santo veio em forma de um vento forte e os discípulos começaram a falar em outras línguas que não conheciam. Apesar dessa confusão de idiomas, os judeus de outros países entenderam o que estava sendo dito, cada um na sua própria língua.

Depois deste dia, o mundo ficou marcado com a presença do Espírito Santo na Terra, pois ele continuou aqui transformando a vida de muitas pessoas e agindo de uma forma surpreendente, consolando, animando, ajudando a tomar decisões e dando dons. Esses dons são capacidades que o Espírito dá às pessoas para a edificação da igreja e são dados de acordo com a vontade do próprio Espírito Santo. São eles: palavra de Sabedoria, palavra de conhecimento, fé, cura, milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas,  interpretação de línguas (1 Coríntios 12:7-11).

Já pensou quantas coisas boas acontecem através das pessoas que tem esses dons? E se essa pessoa fosse você? Te convido nesse momento a rezar a Novena de Pentecostes pedindo para o Espírito Santo abençoar nossas vidas com toda essa riquezas de dons.

Novena de Pentecostes

Nós nos preparamos para a Festa de Pentecostes ao rezarmos, durante nove dias, uma oração, pedindo os dons do Espírito Santo sobre nós, sobre nossas famílias e toda a Igreja. No último aproveite para celebrar com toda a sua família e comunidade. Ah, e caso você não consiga fazer na data certa, não tem problema, o importante é não deixar de rezar para o Espírito Santo. Vamos começar?

Esta é a Novena das Missionárias Servas do Espírito Santo que está sendo realizada pelas Irmãs do mundo inteiro, ela foi feita especialmente para religiosas, mas nada impede que você faça também. Você pode adaptar o conteúdo da novena à sua própria realidade. Fique a vontade!

Oração Inicial:

Vem, Espírito de Deus, sopro transformador de vida brotando da amorosa comunhão do Pai com o Filho. No primeiro Pentecostes desceste sobre Maria e os discípulos reunidos na sala superior. Tu lhes deste poder de partirem para proclamar a Ti como um Espírito de comunhão que une os povos de toda a raça, religião, cultura e língua. Caminhando para um novo Pentecostes, Te invocamos, Espírito de Deus, que sopras nova vida em nós, que nos atraia a uma comunhão mais íntima contigo, e que nos leves a uma comunhão maior com os outros.

Abre nossos olhos para vermos além de nossas diferenças a fim de reconhecer a diversidade humana como uma expressão de Tua divina criatividade e generosidade.

Sopra em nós, Espírito de Deus.

Abre nossos ouvidos para escutarmos além das palavras, a fim de ouvir o clamor de comunhão que está no íntimo de cada coração humano.

Sopra em nós, Espírito de Deus.

Abre nossas mentes para verdadeiramente percebermos que toda a criação está maravilhosamente interconectada; que tudo está unido em Ti.

Sopra em nós, Espírito de Deus.

Abre nossos corações para estarmos prontas para Te receber e acolher novamente neste Pentecostes.

Sopra em nós, Espírito de Deus.

 

Oração Final

Espírito de Deus, Teu poder transformador desafiou Jesus a expandir sua consciência quando quis limitar seu ministério apenas aos Judeus. Da mesma forma, Tu nos desafias a reconhecer nosso chamado de ir além de nosso próprio conforto e percepções limitadas de missão.  Que Te escutemos constantemente, chamando-nos a uma conversão maior e uma comunhão mais profunda contigo e umas com as outras. Caminhando para um novo Pentecostes, expande nossos corações para que abracemos todas as pessoas para assim, atraí-las a este círculo abrangente de comunhão. Amém.

1º Dia

Comunhão com as Famílias e os Jovens

A família é chamada a ser reflexo vivo da comunhão de amor de Deus Trindade, mas tantos fatores agem contra este potencial das famílias.

Pelas famílias pobres em que as mães tentam freneticamente vestir e alimentar seus filhos, onde os pais estão frustrados por não poderem prover as necessidades diárias básicas da família, e os filhos choram por estarem com fome.

Preces:

Vem, Senhor Jesus, envia Teu Espírito e renova a face da terra.

Pelas famílias separadas por guerras e calamidades, pelas famílias em fuga de conflitos e fome, pelas famílias sem lar que vivem em abrigos temporários e campos de refugiados.

Vem, Senhor Jesus, envia Teu Espírito e renova a face da terra.

Pelas famílias feridas por relacionamentos quebrados, adição e violência doméstica.

Vem, Senhor Jesus, envia Teu Espírito e renova a face da terra.

Pelos jovens, especialmente os que se sentem desiludidos e frustrados com a vida.

Vem, Senhor Jesus, envia Teu Espírito e renova a face da terra.

Pelos jovens para que saibam que são realmente apreciados e amados

Vem, Senhor Jesus, envia Teu Espírito e renova a face da terra.

Pelos professores, líderes dos jovens e todos os que trabalham com nossos jovens para que os apoiem e encorajem a desenvolver seus dons e entendam seu chamado à vida.

Vem, Senhor Jesus, envia Teu Espírito e renova a face da terra.

 Oração Final

2º Dia

Comunhão com outras Congregações Religiosas

O desejo de comunhão está profundamente gravado na visão que o Pe. Arnaldo tinha para suas três fundações, e é realizado pela nossa comum espiritualidade e carisma missionário. Este desejo se torna especialmente evidente na Oração do Quarto de Hora em que rezamos: “Que n`Ele sejamos todos um”.

Oração Inicial

 Preces:

Rezemos para que todos os membros das Congregações Religiosas sejam fiéis a seu chamado de serem testemunhas alegres do Evangelho.

Espírito de Alegria, enche nossos corações.

Para que nós na Vida Consagrada respondamos ao apelo do Papa Francisco de sermos “peritos em comunhão”.
Espírito de Alegria, enche nossos corações.

Para que sempre estejamos abertas ao chamado do Espírito de trabalharmos juntos para responder às necessidades dos mais vulneráveis na sociedade.

Espírito de Alegria, enche nossos corações.

Para que as três fundações de Santo Arnaldo Janssen cresçam em comunhão mais profunda.

Espírito de Alegria, enche nossos corações.

Para que VIVAT Internacional, a Solidariedade com Sudão do Sul, o projeto de refugiados na Grécia (por favor, inclua outros projetos colaborativos da Província) sejam sempre sinais da alegria de Deus e esperança de comunhão entre todos os povos.

Espírito de Alegria, enche nossos corações.

Oração Final

3º Dia

Comunhão com outras Culturas

Rute e Noemi nos fornecem um maravilhoso ícone da nossa capacidade humana de cruzar as fronteiras de religião e cultura. Esta capacidade se concretiza quando aprendemos a ver nosso mundo através dos olhos de Deus.

Nossas comunidades interculturais podem se tornar o lugar de encontro concreto com o “Outro Rosto” de Deus.

Oração Inicial

Preces:

Nosso mundo está dolorosamente dividido por guerras e conflitos étnicos.

Espírito de Paz, cura as nações que continuam buscando vingança; ensina-nos a perdoar em nome de Jesus.

Enquanto estava na terra, Jesus rezou para que todos sejam um.

Espírito de Paz, ajuda-nos a amar-nos mutuamente e viver juntas em harmonia e paz.

Toda a criação clama por paz e integridade.

Espírito de Paz, faze-nos instrumentos de Tua cura e paz.

Tu nos convidas a caminhar em Teus caminhos de justiça e verdade.

Espírito de Paz, dá-nos a visão e coragem de superar nossos preconceitos e reconhecer nossos pontos cegos.

Oração Final

 4º Dia

Comunhão com nossos parceiros Leigos

Desde o início, a fundação missionária de Santo Arnaldo Janssen dependeu da fiel generosidade de leigos benfeitores e doadores. Nossa própria fundação brotou das sementes da colaboração leiga das empregadas, que serviram fielmente por muitos anos na cozinha. Hoje, dependemos muito da lealdade de nossos funcionários e associados leigos, para nos ajudarem nos projetos e instituições missionários como forma de expressar sua fidelidade a Deus.

Oração Inicial

 Preces:

Louvamos o Espírito de Fidelidade, pela maravilhosa contribuição das pessoas leigas e parceiros de missão, à missão de nossa Congregação.

Pelos membros dos Missionários Leigos de Deus Uno e Trino e da Associação Missionária do Espírito Santo em todo o mundo, para que cresçam em seu amor ao Espírito Santo e sejam fortalecidos em seu compromisso de rezar e apoiar nossa Missão.

Por nossos missionários leigos voluntários, para que continuem sendo portadores do amor fiel e generoso de Deus por meio de seu testemunho missionário.

Por nossos generosos benfeitores, para que experimentem em seus corações a abundância da graça de Deus.

Pelos funcionários, corpo administrativo e parceiros leigos que fielmente trabalham conosco em nossas casas, projetos missionários e instituições para que se realizem em seu ministério e serviço ao Reino de Cristo.

Oração Final

5º Dia

Comunhão com Outros Cristãos

A vocação Cristã convoca todos os Cristãos a agir com benevolência para com todas as pessoas, especialmente as que dela mais precisam. O Papa Francisco advoga que o trabalho conjunto dos Cristãos no serviço aos necessitados é um meio pelo qual é possível chegar à unidade Cristã.

Preces:

Espírito de Deus, nós Te louvamos pela incessante bondade para com todo o teu povo. Cura-nos, cura a surdez de nossas igrejas, para que juntos possamos mais claramente ouvir o som de Tua voz no silêncio do pobre, do vulnerável, e do sofredor em nossas comunidades e no mundo.

Espírito de Benevolência, atrai-nos à comunhão.

Rezamos por Tua igreja dividida espalhada pelo mundo. Sopra em nós o desejo de trabalhar sem cessar pela unidade Cristã e faze que nada impeça nossa busca por esta unidade pela qual Jesus rezou.

Espírito de Benevolência, atrai-nos à comunhão.

Tu que nos criaste por amor, dá que sejamos fiéis guardiãs da terra, e que amem os incondicionalmente nossas irmãs e irmãos.

Espírito de Benevolência, atrai-nos à comunhão.

Tu que tens cuidado infinito por cada um de nós, desperta-nos às necessidades dos outros e fortalece nosso testemunho comum de Cristãos em favor da justiça e da compaixão.

Espírito de Benevolência, atrai-nos à comunhão. 

Oração Final

6º Dia

Comunhão com a Igreja Local

Refletindo sobre nosso contexto local, deixe que o Espírito de Bondade a capacite a identificar algumas formas concretas em que você pode apoiar os membros da Igreja local a responder a seu chamado ao serviço missionário na Igreja. 

Oração Inicial

Preces:

Rezemos para que cada Igreja Local assuma a mensagem do Evangelho e seja uma Igreja de serviço humilde.

Que os ministros de nossa Igreja focalizem mais a bondade e a misericórdia da mensagem de Cristo e a proclamem a todos os fiéis.

Que o Papa Francisco continue inspirando os fiéis a buscarem os perdidos e a acolherem os excluídos.

Que nós, como Congregação, sejamos verdadeiras e fiéis testemunhas de nosso carisma missionário. Que inspiremos outros pelo nosso compromisso no serviço aos pobres e mais vulneráveis.

Oração Final

 7º Dia

Comunhão com Pessoas de Outros Credos

O encontro de Jesus com a mulher de Samaria nos fornece um maravilhoso modelo de diálogo inter-religioso. O encontro, iniciado pela necessidade humana de água (diálogo de vida), leva a uma conversa que se desenvolve num diálogo inter-religioso (diálogo sobre a Verdade). Esta história nos demonstra que o diálogo precisa começar num chão comum. Também requer um senso de abertura mútua, curiosidade e respeito.

Oração Inicial

Preces:

Infunde em todos nós o fogo do teu amor,

carrega em tuas asas as orações de todos os homens e mulheres,

que desejam que a verdade nos liberte.

Caminha conosco pelos caminhos da vida;

Abraça-nos a todos com a amizade do Teu amor;

retira as barreiras que nos dividem

e faze-nos rezar juntos em espírito e verdade.

Une todos os povos

e leva-nos ao mistério de Tua vida.

Ensina-nos através das orações dos outros

que Tu és Deus e ninguém mais.

Que juntos possamos louvar Teu nome para sempre.

Oração Final

 8º Dia

Comunhão com as Mulheres

 Apesar da oposição e críticas dos presentes, Jesus elogia mulher samaritana por seu ato gentil e corajoso de ternura para com ele. A ação gentil, mas corajosa desta mulher lembra que também nós somos chamadas a desafiar normas e tabus culturais que nos impedem de fazer o bem que é necessário.

Preces: Oração por todas as Mulheres – B. D’Arcy

Com Miriam, que com Moisés e Aarão guiou o povo de Israel para fora do Egito;

Com Débora, que julgou o povo de Israel na verdade e retidão;

Com Rute, que foi um exemplo de fidelidade;

Com Maria Madalena, que por primeiro levou a boa nova da ressurreição;

Com Febe, diaconisa e líder da Igreja primitiva;

Com Priscila, que trabalhou com Áquila a serviço de Cristo;

Com Dorcas, que se doou fazendo o bem e ajudando os pobres;

Com Maria mãe de Jesus que disse ‘sim’ sem restrições.

Com estas nossas irmãs,

Rezamos pelas mulheres de todo o mundo que veem suas famílias divididas, seus filhos tristes;

Rezamos pelas mulheres que, contra as disputas criam um lugar saudável para suas famílias viverem;

Rezamos pelas mulheres que, quando tentadas a desistir, encontram em suas irmãs novas forças para continuar. Amém.

Oração Final

9º Dia

Comunhão com Todo o Mundo pelo uso da Mídia Social

Ao mesmo em que a mídia social pode ser um grande meio para o bem, pode também impedir a qualidade de nossa vida comunitária e atividade missionária. Por exemplo, quando nosso uso primário da mídia social é para manter e promover relacionamentos com a família e os amigos em casa, deixamos de estar plenamente presentes onde estamos.

Preces:   Cântico dos Meios de Comunicação

Louvado seja o Senhor nosso Deus por nossa irmã, a palavra impressa, alimento para o intelecto e luz para a alma.

Rezamos a Ti, Senhor, por todos os jornalistas do mundo, cartunistas e desenhistas de pôsteres, artistas publicitários.

Enche com a luz de tua sabedoria os escritores, editores, distribuidores e leitores; mantém-nos em teu amor e no humilde serviço da verdade.

Louvado sejas, ó Senhor, por nosso irmão Cinema e seu conto dinâmico de histórias. Ele tem o fascinante poder do diálogo, drama, música e visual.

Orienta, ó Senhor, os produtores, diretores, atores e auditório para tudo o que é verdadeiro e bom, tudo o que celebra a vida e o amor de Deus.

Louvado seja o Senhor nosso Deus por nosso irmão Rádio que caminha nas asas da rede e faz o mundo parecer pequeno.

Rezamos por todas as emissoras e transmissoras de rádio; que este dom de Deus e o trabalho humano sejam usados para a liberdade, crescimento e unidade de todos os teus filhos.

Louvado sejas, ó Senhor, pela televisão. Que este púlpito no coração de cada lar não perturbe, mas aumente a harmonia nas famílias e prepare um povo guiado pelos valores evangélicos.

Louvado sejas, ó Senhor Deus, pelo email e a internet, CD, FAX, celular, mídia social e todos os meios poderosos a serviço da comunicação no mundo e teu Reino. Possam cantar teu louvor e glória.

Louvamos-Te, ó Senhor, pelo incessante Pentecostes de teu Espírito Santo criativo que permite que teus filhos e filhas se inflamem no fogo de tua Verdade, Beleza e Bondade.

(Baseada na oração do Beato Tiago Alberione)

Oração Final

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222