DOCUMENTO FINAL

PRIMEIRO SEMINARIO INTERNACIONAL DE JUPIC SSpS


STEYL, 1º a 21 de outubro de 2012

DECLARAÇÃO

Nós, as 53 Missionárias Servas do Espírito Santo, incluída a Direção Geral, participamos do Primeiro Seminário Internacional de Justiça e Paz e Integridade da Criação (JUPIC). Provenientes de 48 países, representamos as nossas 44 Provincias/Regiões.

O Conselho Geral convocou o seminário e convidou 4 Missionários do Verbo Divino como representantes de suas zonas. Durante estes dias, aprofundamos o lema “Escolhe a vida”; nosso ícone bíblico (Jo 8, 1-11) e nossa opção pela vida, pela justiça, pela paz e pela integridade da criação. A experiência partilhada nos convocou e nos desafiou a viver os valores do Evangelho a partir de uma nova perspectiva e compreensão de JUPIC no mundo de hoje.

Neste caminhar juntas, nos renovamos e refletimos sobre nós mesmas, sobre as Escrituras, nossa Geração Fundadora, a Doutrina Social da Igreja, nossas Constituições e as Direções do 13º Capítulo Geral. As realidades do mundo e da Igreja, nossa conexão com o Universo (Nova Cosmologia), Mística, profecia e Justiça restaurativa foram alguns dos temas do Seminário. O processo do Círculo Pastoral de ver, julgar e agir nos ajudou a aprofundar nosso entendimento das diversas situações. O Espírito mobilizou nossos corações para aprofundar as Diretrizes da Congregação sobre a não violência e a integridade da criação.

Partilhar diferentes visões nos levou a uma nova compreensão de JUPIC como estilo de vida, o qual está enraizado em nossa Espiritualidade Trinitária – nas relações com Deus, conosco mesmas, com as(os) outras(os) e com a Criação. Jesus, sua paixão pelo Reino e seus valores, é nosso modelo de JUPIC. A encarnação do amor compassivo de Jesus em nós, em situações de injustiça e opressão, nasce de uma profunda vida contemplativa. Como mulheres discípulas de Jesus, JUPIC se converte em uma dimensão constitutiva de nossa vida e missão.

Olhamos o Senhor que nos convida a uma conversão pessoal e comunitária, interpelando-nos a proclamar com alegria sua Ressurreição e uma vida plena n’Ele. Esta experiência reaviva nossa paixão e nos compromete decididamente a fazer de JUPIC UM ESTILO DE VIDA.

À luz das Diretrizes do 13º Capítulo Geral e deste Seminário de JUPIC, comprometemo-nos a:

  • Trabalhar para que JUPIC esteja integrada em todas as nossas comunidades e ministérios;
  • Cuidar da Integridade da Criação;
  • Optar, conscientemente, pela não violência como estilo de vida;
  • Responder criativamente às realidades de nosso tempo onde a vida está ameaçada;
  • Trabalhar em rede dentro de nossas Províncias/Regiões, com as SSpSAP, com SVD, com VIVAT Internacional, com leigos(as) e outras organizações.

JUPIC é um valor essencial de nossa Congregação. Nossa Geração Fundadora, em seus esforços para responder aos pobres e às realidades de seu tempo, nos mostrou o caminho. Nós nos comprometemos a continuar sua espiritualidade, sua visão e sua missão no mundo de hoje.

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222