Experiência missionária de Ana e Juliana (duas noviças)

 

  "O melhor lugar do mundo é onde Deus me quer". São José Freinademetz

  Experiência missionária de Ana e Juliana (duas noviças)

 

No próximo dia 15 de fevereiro, Juliana de Andrade, 22 , natural de Mata Verde/MG e Ana Moraes Batista, 22, natural de Santarém/Pará, hoje no segundo ano do noviciado em São Paulo, partem para novas experiências pastorais, conforme as orientações que regem o período do noviciado. Vamos ver o que elas têm a nos dizer.

Juliana, acompanhada por Irmã Francisca Romana da Costa, vai mergulhar na realidade do Vale do Jequitinhonha/MG, mais precisamente, em Palmópolis.

Site: Juliana, esta vai ser sua primeira imersão na pastoral, depois de sua opção pela Vida Religiosa?
Juliana: Não, não é, pois desde que cheguei em São Paulo, em 2000, trabalhei em duas comunidades da Vila das Belezas e ao mesmo tempo, fiz parte do grupo "Bento do Portão", da Rede Rua.

Site: Você pode citar momentos fortes nessas duas inserções?
Juliana: Na pastoral das comunidades, foi marcante conhecer a realidade urbana de uma cidade tão grande, como São Paulo, tão diferente daquela de uma pequena cidade do interior de Minas, de onde venho. Nas comunidades, o trabalho com jovens é muito desafiador. Com o povo em situação de rua, foi muito forte perceber como a simples presença humana, o fato de ouvir e de estar presente pode significar muito. Pois, como eles/elas costumam dizer: "comida se ganha na rua, mas atenção de fato não se ganha".

Site: Você vai para uma região desafiadora por suas conhecidas carências. Qual sua expectativa com relação a isso?
Juliana: Quero participar da vida da comunidade o tanto quanto possível, respeitando-a e aprendendo com a experiência dela. Quero conhecer o trabalho já realizado por tantos anos de inserção das Irmãs na região. Além disso, 2003 é o ano vocacional. Espero que possamos realizar encontros sobre o tema. O tempo não será longo, apenas pouco mais de 2 meses, mas espero que seja gratificante.
Ana Moraes Batista, acompanhada por Irmã Maria Leonice Neves, vai se inserir na comunidade de Aparecida do Rio Negro/TO.

Site: Esta será sua primeira imersão na pastoral, depois de sua entrada na vida religiosa? 
Ana: Sim, fora de São Paulo. Aqui comecei no Jardim Novo Oriente, na comunidade São Sebastião,Vila das Belezas. Trabalhei com um grupo do pós catequese. Eram 30 adolescentes. Foi um trabalho que ajudou muito a comunidade e a família dos/das adolescentes a integrarem-se nos trabalhos comunitários. A comunidade abriu-se e se desenvolveu bem. Ao mesmo tempo, participamos do grupo Bento do Portão, ligado à Rede Rua. Mapeamos a população em situação de rua no Largo Treze e nos tornamos presença entre ela.

Site: Você pode citar momentos fortes nessas duas inserções?
Ana: Quero destacar os momentos de convivência no Albergue Pousada da Esperança, onde partilhamos um pouco de nossa vida, de nossas experiências e de nossos sonhos. Foram momentos de uma dimensão mística muito forte. Além disso, marcou-me um jantar com um casal em situação de rua, na Praça Washington Luís. Comemos "baião de dois" comida típica de minha região e prato predileto de seu Antônio Ceará e de dona Rosilene. Seu Antônio comentou: "comeram a mesma comida que eu comi e pisaram o mesmo chão que eu pisei". Foi uma ceia!

Site: Qual sua expectativa sobre essa nova inserção pastoral?
Ana: Quero encontrar o povo, experimentar a cultura da região, que é também bastante minha, pois também sou do Norte. É como reencontrar minha cultura. Pregar a Boa Nova, me lembra fincar um prego. Espero fincar algo de bom, uma Boa Nova para o povo de lá.

Ana Moraes Batista, 22, natural de Santarém/Pará (noviça), SSpS - pertence a Província Brasil Norte
Juliana de Andrade, 22 , natural de Mata Verde/MG (noviça), SSpS - pertence a Província Brasil Norte

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222