Sistema de Avaliação

A avaliação é articuladora dos processos de ensinar e aprender e deve ser pensada de tal modo que o aluno possa participar com responsabilidade do processo de aprendizagem, ao tomar conhecimento do que já sabe, do que ainda precisa aprender e das suas dificuldades.

A avaliação de desempenho do aluno é feita pela observação constante de seu processo de aprendizagem. Para isso os alunos são avaliados de diversas formas.

O ano letivo estrutura-se em três etapas e o sistema de avaliação tem sua distribuição de pontos atendendo às diretrizes específicas do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A avaliação do desempenho do aluno tem função diagnóstica, formativa e somativa. Em sua totalidade, abrange os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais. Os alunos são avaliados de formas diferentes em cada série:

 

Ensino Fundamental I

(1º ao 5º ano)

  Prova intermediária / prova trimestral / avaliações diversificadas.

Ensino Fundamental II

(6º ao 9º ano)

  Prova intermediária / prova trimestral / simulado/ avaliações diversificadas.
Ensino Médio   Módulo I / módulo II / simulados / avaliações diversificadas.


 

Em cada disciplina, será atribuído o total de 100 (cem) pontos ao aluno, dos quais deverá obter no mínimo 60 (sessenta).

 

O rendimento será aferido em 3 (três) etapas:

 

1ª etapa: 30 pontos (com média de 18 pontos)

2ª etapa: 35 pontos (com média de 21 pontos)

3ª etapa: 35 pontos (com média de 21 pontos)

 

2ª chamada /substitutiva

A avaliação de 2ª chamada/substitutiva ocorrerá, ao final de cada etapa, e poderá ser requerida e concedida, conforme os critérios definidos pelo Regimento Escolar, ao aluno que apresentar a solicitação, em até 48 horas, na secretaria do colégio após a aplicação de cada prova prevista em calendário. Após esse prazo, o aluno perde o direito à 2ª chamada, não cabendo mais reclamação e/ou contestação sobre o assunto. Os motivos definidos em Regimento são:

  • atestado Médico;
  • apresentação militar;
  • luto familiar;
  • participação em jogos de Federação Esportiva;
  • outros motivos que serão avaliados e definidos pela Diretoria.

      

A 2ª chamada substituirá todas as provas que o aluno não pode fazer:

  • intermediária;
  • trimestral;
  • módulos;
  • simulados.

 

A prova terá o valor proporcional ao valor da(s) prova(s) não realizada(s). A nota obtida na 2ª chamada valerá para mais de uma prova não realizada por motivo justo.

O conteúdo da prova corresponde ao conteúdo total da etapa. O aluno terá mais tempo para estudar, rever seus conhecimentos e demonstrá-los na avaliação em 2ª chamada.

As avaliações em 2ª chamada, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio serão realizadas em horário diferente do horário habitual das aulas, ou seja, no contra turno.

O aluno que não tiver feito alguma avaliação diversificada deverá apresentar justificativa ao professor da disciplina. Nesse caso, a nota obtida será a média aritmética das avaliações diversificadas já feitas. Caso não apresente a justificativa, a nota será calculada pela média aritmética das avaliações diversificadas realizadas pela turma. Em ambos os casos, não haverá 2ª chamada.

Cabe à Coordenação Pedagógica agendar a data e o horário das avaliações, comunicando previamente aos alunos.


Recuperação paralela

O Colégio adota o regime de recuperação paralela, no decorrer do ano, com atividades e exercícios preparados pelos professores de cada disciplina, sob a orientação da Coordenação Pedagógica de cada segmento.

A recuperação poderá ser feita para os alunos do Ensino Fundamental I, em até 3(três) disciplinas e o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em até 4(quatro) disciplinas,  em todas as etapas do ano letivo.

Ao final da 1ª Etapa, o aluno que não atingir o mínimo de 18,0(dezoito) fará uma avaliação no valor de 30 (trinta) pontos. Os pontos adquiridos nessa avaliação serão somados ao resultado obtido na 1ª etapa e divididos por 2(dois). O aluno ficará, após recuperação, com a maior pontuação.

Ao final da 2ª Etapa, o aluno que não obtiver 60%(sessenta por cento) do valor atribuído na duas etapas (39 pontos) fará uma avaliação no valor de 65 (sessenta e cinco) pontos correspondentes à Recuperação de 1ª e 2ª etapas, considerando que o conteúdo é cumulativo. Os pontos adquiridos nessa avaliação serão somados aos pontos obtidos nas 2 (duas) etapas e divididos por 2(dois). O aluno ficará, após recuperação, com a maior pontuação.

Recuperação final

A Recuperação Final será concedida em, no máximo 4(quatro) disciplinas quaisquer, nas séries do Ensino Fundamental II e 4(quatro) do Ensino Médio.

O aluno que ultrapassar o limite acima estabelecido estará automaticamente reprovado.

Ainda, para se habilitar à Recuperação Final, o aluno terá que conseguir, durante o ano letivo, o mínimo de 40 pontos em todas as disciplinas, caso contrário, estará Reprovado.

Os estudos de Recuperação Final serão realizados ao final da 3ª etapa e terão o valor de 100(cem) pontos. O aluno fará uma avaliação no valor de 90(noventa) pontos e uma atividade (trabalho) no valor de 10(dez) pontos.

Os pontos adquiridos na recuperação final serão somados aos pontos adquiridos nas 3(três) etapas e divididos por 2(dois). Para ser aprovado, o aluno deverá atingir, no mínimo, 60% (sessenta por cento) da pontuação total anual, ou seja, 60(sessenta) pontos.

Stella Matutina - 2008 - Todos os direitos reservados
Av. Presidente Itamar Franco, 905 - Centro - Juiz de Fora - Minas Gerais | Tel. (32) 3215-1035