Predec

PROGRAMA DE ESTUDO E DESENVOLVIMENTO  DE COMPETÊNCIAS PREDEC

      A equipe de professores do Colégio Stella Matutina  tendo em vista o formar alunos  cada vez mais competentes têm assumido uma metodologia que  faça com que o aluno construa o seu conhecimento.
     Considerando a heterogeneidade dos alunos no processo de aprendizagem a equipe pedagógica elaborou um Programa  de Estudo e de desenvolvimento de competências que  atenderá aos alunos que necessitam de um maior acompanhamento no seu processo de aprendizagem.
     Este Programa será efetivado com a participação dos professores das diversas disciplina e monitores.

1. PARA QUEM É ESTE PROGRAMA?

  O PROGRAMA de  ESTUDO e DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS é para os alunos que necessitam desenvolver ou aprimorar diversas habilidades que  os possibilitarão articular melhor os conteúdos  e aplicá-los nas diferentes áreas do conhecimento, favorecendo uma  aprendizagem mais significativa.

2. OBJETIVOS
  O Programa tem como objetivo:
   .Orientar os alunos para estratégias de estudo;
   .Favorecer o desenvolvimento de competências;
   .Colaborar para que os alunos superem suas dificuldades no processo de aprendizagem;
   .Permitir aos alunos um reforço do conteúdo desenvolvido em sala, incentivando-os a construir o  seu conhecimento;
   .Construir uma sistemática de estudo constante.

3. ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
   O PREDEC consiste:
   • No desenvolvimento de atividades  pelos professores, em sala de aula, considerando as competências para o Século XXI e as habilidades necessárias a construção do conhecimento que hoje se cobra nos vestibulares e que são essenciais  para o bom desempenho nas diversas profissões.
   • Na organização de grupos de aluno, por série, que serão acompanhados por   Monitores /Professores,no turno da tarde considerando o horário pré-estabelecido.
   • Os alunos participarão de “oficinas” de DESENVOLVIMENTO HABILIDADES que os ajudarão em seu processo de aprendizagem  dos conteúdos  estudados em sala de aula.
   • Na indicação de alunos  que precisam de um reforço, pelos professores.
   • Na inscrição dos alunos  no PREDEC, com o compromisso de freqüência.

   OBSERVAÇÃO: O programa não é apenas um plantão de tirar dúvidas na véspera de provas ou espaço para os alunos fazerem exercícios de casa.

4. Atribuições do Monitor ou Professor /Monitor do PREDEC:

  • Receber dos professores das séries informações sobre os alunos e suas dificuldades;
  • Preparar atividades extras que complementarão as atividades enviadas pelos professores;
  • Trabalhar sistematicamente as habilidades indicadas pelos professores como essenciais para uma melhor aprendizagem da disciplina;
  • Elaborar um pequeno relatório dos alunos para encaminhar a supervisão;
  • Informar aos professores suas observações em relação a percepção de dificuldades dos alunos;
  • Fazer chamada dos alunos e informar à supervisão os alunos inscritos e que estão constantemente faltosos.

5. Atribuições do Professor de sala de aula

  • Os professores de cada disciplinas das diversas séries deverão diagnosticar quais habilidades os alunos precisam construir ou aprimorar e que deverão a ser trabalhadas pelos professores / monitores;

  • Cada professor preparará exercícios/ atividades enfatizando habilidades e competências necessárias a aquisição dos conhecimentos da ciência em questão (descritores com os verbos de comando) e os encaminhará a supervisora. Esses exercícios serão entregues aos monitores / professores  para que eles se preparem para o acompanhamento dos alunos;

  • Entregar à supervisão,por etapa de 7 a 10 atividades com habilidades em que os alunos apresentam maiores dificuldades para que tenham sempre desafios a serem trabalhados pelos professore/ monitores;

  • Comunicar verbalmente  ou por e-mail, ao professor/ monitor quais habilidades /conteúdos deverão ser mais enfatizados.

OBSERVAÇÃO: As avaliações dos alunos, devem considerar as habilidades já trabalhadas com os alunos em sala de aula e no PREDEC.

6. Atribuições do Supervisor

  • Solicitar aos professores atividade que enfatizem as habilidades;
  • Orientar os professores para que as atividades  não apenas exercícios do livro;
  • Acompanhar os professores/ monitores para avaliar se está acontecendo um trabalho significativo;
  • Acompanhar os alunos para avaliar se os mesmos estão levando o PREDEC, a sério;
  • Avaliar com os professores se os alunos que estão no PREDEC, estão apresentando melhor desempenho.

 

 

      

 

Stella Matutina - 2022 - Todos os direitos reservados
Av. Presidente Itamar Franco, 905 - Centro - Juiz de Fora - Minas Gerais | Tel. (32) 3025-8700