PROGRAMA DE ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PREDEC
A equipe de professores do Colégio Stella Matutina tendo em vista o formar alunos cada vez mais competentes têm assumido uma metodologia que faça com que o aluno construa o seu conhecimento.
Considerando a heterogeneidade dos alunos no processo de aprendizagem a equipe pedagógica elaborou um Programa de Estudo e de desenvolvimento de competências que atenderá aos alunos que necessitam de um maior acompanhamento no seu processo de aprendizagem.
Este Programa será efetivado com a participação dos professores das diversas disciplina e monitores.
1. PARA QUEM É ESTE PROGRAMA?
O PROGRAMA de ESTUDO e DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS é para os alunos que necessitam desenvolver ou aprimorar diversas habilidades que os possibilitarão articular melhor os conteúdos e aplicá-los nas diferentes áreas do conhecimento, favorecendo uma aprendizagem mais significativa.
2. OBJETIVOS
O Programa tem como objetivo:
.Orientar os alunos para estratégias de estudo;
.Favorecer o desenvolvimento de competências;
.Colaborar para que os alunos superem suas dificuldades no processo de aprendizagem;
.Permitir aos alunos um reforço do conteúdo desenvolvido em sala, incentivando-os a construir o seu conhecimento;
.Construir uma sistemática de estudo constante.
3. ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
O PREDEC consiste:
• No desenvolvimento de atividades pelos professores, em sala de aula, considerando as competências para o Século XXI e as habilidades necessárias a construção do conhecimento que hoje se cobra nos vestibulares e que são essenciais para o bom desempenho nas diversas profissões.
• Na organização de grupos de aluno, por série, que serão acompanhados por Monitores /Professores,no turno da tarde considerando o horário pré-estabelecido.
• Os alunos participarão de “oficinas” de DESENVOLVIMENTO HABILIDADES que os ajudarão em seu processo de aprendizagem dos conteúdos estudados em sala de aula.
• Na indicação de alunos que precisam de um reforço, pelos professores.
• Na inscrição dos alunos no PREDEC, com o compromisso de freqüência.
OBSERVAÇÃO: O programa não é apenas um plantão de tirar dúvidas na véspera de provas ou espaço para os alunos fazerem exercícios de casa.
4. Atribuições do Monitor ou Professor /Monitor do PREDEC:
• Receber dos professores das séries informações sobre os alunos e suas dificuldades;
• Preparar atividades extras que complementarão as atividades enviadas pelos professores;
• Trabalhar sistematicamente as habilidades indicadas pelos professores como essenciais para uma melhor aprendizagem da disciplina;
• Elaborar um pequeno relatório dos alunos para encaminhar a supervisão;
• Informar aos professores suas observações em relação a percepção de dificuldades dos alunos;
• Fazer chamada dos alunos e informar à supervisão os alunos inscritos e que estão constantemente faltosos.
5. Atribuições do Professor de sala de aula
• Os professores de cada disciplinas das diversas séries deverão diagnosticar quais habilidades os alunos precisam construir ou aprimorar e que deverão a ser trabalhadas pelos professores / monitores;
• Cada professor preparará exercícios/ atividades enfatizando habilidades e competências necessárias a aquisição dos conhecimentos da ciência em questão (descritores com os verbos de comando) e os encaminhará a supervisora. Esses exercícios serão entregues aos monitores / professores para que eles se preparem para o acompanhamento dos alunos;
• Entregar à supervisão,por etapa de 7 a 10 atividades com habilidades em que os alunos apresentam maiores dificuldades para que tenham sempre desafios a serem trabalhados pelos professore/ monitores;
• Comunicar verbalmente ou por e-mail, ao professor/ monitor quais habilidades /conteúdos deverão ser mais enfatizados.
OBSERVAÇÃO: As avaliações dos alunos, devem considerar as habilidades já trabalhadas com os alunos em sala de aula e no PREDEC.
6. Atribuições do Supervisor
• Solicitar aos professores atividade que enfatizem as habilidades;
• Orientar os professores para que as atividades não apenas exercícios do livro;
• Acompanhar os professores/ monitores para avaliar se está acontecendo um trabalho significativo;
• Acompanhar os alunos para avaliar se os mesmos estão levando o PREDEC, a sério;
• Avaliar com os professores se os alunos que estão no PREDEC, estão apresentando melhor desempenho.