Agronomia

Mais do que gostar do campo, colher ou plantar, o engenheiro agrônomo é um profissional que precisa ter uma visão de toda a cadeia de produção, que vai da agricultura até o processo de comercialização. O curso superior, que dura em média cinco anos, habilita o engenheiro agrônomo a planejar e executar ações relacionadas à produção agropecuária.

Como transita por várias áreas do conhecimento, o agrônomo pode atuar em institutos e órgãos de pesquisa em vários setores como áreas técnicas, manejo de solo e animais, mecanização e agronegócios, entre outros.

O setor sucroalcooleiro, que já expandiu o mercado nos últimos cinco anos, promete ser um dos mais promissores para os agrônomos no futuro, segundo Luciano Rodrigues, gerente de economia e análise setorial da Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com sede em São Paulo.

“Em 2005, tínhamos 320 usinas de cana-de-açúcar no país. Hoje, são mais de 430. A produção de cana, que em 2005 era de 390 milhões de toneladas, hoje é de 630 milhões de toneladas. Este crescimento trouxe uma demanda muito grande de profissionais para trabalhar no setor e o agrônomo, sem dúvida, é um dos mais requisitados”, diz Rodrigues, que é formado em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura (Esalq) da USP, com campus em Piracicaba (SP).

Guia de carreiras: agronomia(Arte G1)

Especializado em economia, Rodrigues, hoje, vai pouco ao campo. Substituiu as botas, geralmente associadas ao profissional que trabalha com agricultura, pelas roupas sociais e pelo ar-condicionado do escritório.

“Na minha área, mesclo os conhecimentos técnicos da agronomia com os conhecimentos de economia. Às vezes, tenho de visitar o campo para entender o mercado e os preços. É preciso entender o que está acontecendo nas plantações”, afirma.

De acordo com o engenheiro agrônomo, o setor sucroalcooleiro teve um "boom" há cinco anos e atualmente vive uma expansão menos intensa. Mas não por muito tempo. “Não tenho dúvidas que, daqui a alguns anos, vamos ver uma nova onda de investimentos em função das excelentes perspectivas de médio e longo prazo para o mercado de açúcar e principalmente para o de etanol.”

 

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2010/11/guia-de-carreiras-agronomia.html

Stella Matutina - 2022 - Todos os direitos reservados
Av. Presidente Itamar Franco, 905 - Centro - Juiz de Fora - Minas Gerais | Tel. (32) 3025-8700