Alimentação e Saúde

Foi com uma pergunta que os alunos dos quintos anos foram provocados a pensar sobre o tema:

 

Qual é a relação entre alimentação e saúde?

 

E é a pergunta que cada um de nós deve se fazer neste momento. Só dessa forma pensaremos logicamente sobre o que estamos ingerindo e quais as consequências das substâncias em nosso organismo, tanto fisicamente, quanto emocionalmente.

Os quintos anos analisaram essas questões e surgiram muitas outras que foram geradoras de Pesquisas no aplicativo Mentimeter e análises dos dados obtidos. O documentário “Além do Peso” complementou as informações sobre Alimentação Infantil e Saúde e, de certa forma, impactou ao fazer pensar sobre nossas escolhas alimentares.

Entre diversas conversas, surgiu a importância do aleitamento materno, o acesso aos alimentos, a quantidade de substâncias tóxicas “escondidas” em caixinhas, latinhas e pacotinhos, análises nutricionais feitas em casa e muitos desdobramentos.

Como fechamento e aplicação da teoria, foi proposta a montagem “Meu prato” em que cada aluno montou uma refeição saudável e equilibrada, entendendo os conceitos de alimentação balanceada. Compartilharam a foto de seu prato, a análise nutricional e o preparo, percebendo a satisfação tanto na execução da refeição, quanto na degustação.

 

Sabendo mais sobre o tema!! Leia e acesse!

 

“Segundo a Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e a IBFAN (International Baby Food Action Network) Brasil, a  alimentação saudável é fundamental para garantir a saúde e o bom crescimento e desenvolvimento das crianças. Ela também previne doenças e evita deficiências nutricionais, como a anemia. Pesquisas recentes demonstram que muitas crianças deixam de ser amamentadas nos primeiros meses de vida e recebem alimentos não saudáveis ao invés dos alimentos caseiros e regionais. Essas escolhas prejudicam a formação de hábitos alimentares saudáveis e podem favorecer o aparecimento de doenças, ainda na infância, como obesidade, pressão alta e diabetes.”

  

Alimentação e Saúde Pesquisa e Análises - quintos anos

 

 

 

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/passos_alimentacao_saudavel_menores_2anos_1edicao.pdf

https://www.ibfan.org.br/site/

Documentário “Muito além do peso” https://youtu.be/8UGe5GiHCT4

Prevenir a obesidade infantil - Observatório da Primeira Infância https://youtu.be/n2xoYPcPMbQ

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000