Alunos do 9º ano realizam estudo do meio na USP

No último dia 21 de março, os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de fazer um estudo do meio diferenciado, no campus da Universidade de São Paulo.

A manhã começou com o show da Física e seus inúmeros experimentos lúdicos proporcionando momentos de muita diversão. Posteriormente, no horário do almoço, foi a hora da vivência universitária no bandejão central da USP. Já no período da tarde, os alunos visitaram a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e tiveram contato com inúmeros trabalhos de referência científica do Ensino Médio público e particular do Brasil.

No final da tarde, um breve piquenique e atividades de Matemática/Língua Portuguesa marcaram a despedida da USP num belíssimo pôr do Sol na Praça do Relógio.

Com certeza, esse estudo de campo inspirou muitos alunos e o tchau de todos deixou, de forma implícita, a grande vontade de dizer, até breve.

Leia, a seguir, um texto produzido pelos alunos João Paulo Matos, Marcela Matos e Pedro Matos, do 9º ano.


USPinspiração

Nós, alunos do 9°ano, do Colégio Espírito Santo, visitamos, no dia 21 de março, a Universidade de São Paulo (USP), para conhecer e aprender um pouco sobre esta Universidade, conhecer a FEBRACE e assistir ao Show da Física.

Chegando lá, fomos ao auditório da IFUSP, onde participamos de vários experimentos interativos, envolvendo conceitos de Física

Após o término deste show, os alunos se encaminharam para o Restaurante Central, local em que os alunos da Universidade almoçam e jantam. Lá, tivemos a experiência de realizar uma refeição semelhante à dos universitários, sentamos  junto a eles e provamos a comida servida por lá. 

Logo após o almoço, dirigimo-nos à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), na escola Politécnica. Nesse evento, alunos do ensino médio de todo o Brasil apresentam os melhores trabalhos de pesquisa sobre diversos temas.

Na FEBRACE, nós, alunos do Colégio Espírito Santo, entrevistamos alguns jovens pesquisadores, para saber mais sobre o processo, visto que, para realizar o trabalho da mostra cultural que será realizada no colégio,  trabalharemos de forma semelhante.

Após a visita à FEBRACE, fomos até a praça do relógio, onde havia uma enorme torre com um relógio e várias esculturas. Cada escultura do relógio tinha um significado, como por exemplo: uma significava a Arte, outra a Astronomia etc.

Também visitamos o relógio de Sol e percebermos como a posição do Sol afeta a posição da sombra, essa percepção elucidou muito do que vimos sobre o teorema de Tales, conteúdo que estamos aprendendo nas aulas de Matemática.

 

Texto escrito pelos alunos: João Paulo Matos, Marcela Matos e Pedro Matos, do 9º ano.

Alunos do 9º ano realizam estudo do meio na USP

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000