A construção do conhecimento e a produção de Monografia

Em uma sociedade em que o acesso à informação tornou-se facilitado, principalmente, pelo desenvolvimento das tecnologias, torna-se um desafio ensinar crianças e jovens a pensar e a mobilizar o conhecimento a serviço das pessoas e de seus próprios projetos, e, ao mesmo tempo, reconhecê-lo não como algo imutável, mas como resultado da ação humana e em constante transformação.

Nessa perspectiva, é imprescindível reconhecer a linguagem como atividade humana e aspecto fundamental para a construção do conhecimento. Como humanos, participamos constantemente de um diálogo no qual somos ora atores, ora espectadores. Viver em sociedade é manter uma interação com o outro, pois não é possível compor sozinho um produto cultural. É preciso dialogar com autores, novos leitores e consigo mesmo para produzir conhecimento. E esse diálogo só acontece com o desenvolvimento da autonomia, da reflexão e numa relação em que o professor torna-se orientador e auxilia os alunos a pensar.

Sendo assim, desenvolver projetos que promovam o aprimoramento de habilidades para que o aluno saiba lidar com as informações dadas por outras pessoas, com os resultados de estudos e pesquisas e torne-se um construtor de seu próprio conhecimento é de extrema importância. Pensando nisso, é que o Colégio Espírito Santo realiza o Projeto da Monografia há doze anos. Preocupado em oferecer aos seus estudantes um preparo que ultrapasse o horizonte do vestibular, esse projeto vem sendo, a cada ano, aprimorado.

Os alunos já estão na fase final de suas monografias. As apresentações acontecerão no início do mês de agosto, do dia 01 ao dia 08. Em breve, o horário das apresentações será publicado no site.

 

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000