Os alunos de hoje não são os mesmos da geração da linearidade. Por serem agentes sociais, acumulam diversas experiências, são capazes de reelaborar as informações adquiridas e possuem uma nova maneira de raciocínio. Além disso, são dinâmicos, compartilham saberes, pesquisam e adoram lidar com assuntos significativos e atuais.
Esse novo perfil de estudante requer um educador que deixe de ser apenas transmissor de informações e passe a assumir o papel de gestor, mediador e orientador, alguém que estimule os seus alunos a buscarem informações, compartilharem saberes e experiências.
Não podemos mais ter um aluno passivo, refém das informações, mas devemos trabalhar para promover o desenvolvimento de seres ativos, pensantes, que trabalhem com o conhecimento de maneira integrada, reflexiva e o utilizem para resolver problemas e transformar a sociedade.
Os nossos estudantes, em diferentes aulas, assumem um papel ativo, o que torna a aprendizagem muito mais significativa. Nas aulas de Literatura e Matemática, os estudantes das 2ªs e 3ªs séries ultrapassaram as paredes da sala de aula e colocaram em prática o conhecimento.