Proposta Pedagógica - Ensino Médio
A Escola precisa caminhar atualizando seus princípios e concretizando seus objetivos para desenvolver com competência a tarefa educativa.
Última etapa da Educação Básica, o Ensino Médio tem como finalidade específica a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, a preparação básica para o trabalho e para a cidadania, a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos.
Através da relação teoria/prática – contextualização – possibilita a construção do saber ao invés de se deter na mera transmissão do conhecimento, sem contudo, abdicar dos conteúdos programáticos.
Paralelamente, há o cuidado em ajudar o aluno a aprimorar-se como pessoa humana incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Os currículos do Ensino Médio são compostos por uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada observada a legislação específica.
No desenvolvimento dos conteúdos são observadas a graduação, a continuidade, integração, interdisciplinaridade e transversalidade, conforme os objetivos específicos de cada disciplina.
A verificação do rendimento escolar compreende a apuração da assiduidade e a avaliação do aproveitamento. É um processo que acontece ao longo dos bimestres do ano letivo.
A avaliação do desempenho do aluno é contínua e cumulativa com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Nosso compromisso é construir uma proposta educativa realista e exequível, centrada na pessoa humana considerando o aluno sujeito e objeto da educação libertadora.