A Borboleta e o Casulo - Texto de Acolhida da Ed. Infantil no 1º Dia Letivo de 2012

Este texto ilustra que por mais que tenhamos consciência dos nossos desafios e que necessitamos da ajuda do outro, não podemos também ignorar o tempo que cada SER leva para se desenvolver.

Muitas vezes é necessário o comprometimento dos envolvidos no processo escolar (Aluno, Família e Escola), para que este movimento gere o resultado desejado, fazendo com que a criança se sinta acolhida, aprenda e cresça de acordo com o seu momento.
 

Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo; um jovem sentou-se e começou a observar a borboleta por várias horas. Ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então, o jovem, percebeu que ela havia parado de fazer qualquer progresso.

Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais em diante. O jovem, curioso, decidiu ajudá-la. Pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente, mas seu corpo estava frágil, pequeno e imperfeito (suas asas estavam amassadas).

O jovem continuou a observar a borboleta, porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que se afirmaria com o tempo.

Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida com asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o jovem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia.

O casulo apertado e o esforço necessário faziam parte do processo de metamorfose, que através da pequena abertura, era o modo com que a natureza, fazia para que o fluído do corpo da borboleta chegasse as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
 

O esforço é justamente o que precisamos em nossa vida para amadurecer.  Precisamos respeitar o tempo do outro para que ele possa cumprir todo o seu ciclo / etapa de vida. 

Sejam bem vindos ao nosso colégio e ao novo processo de vida. Estamos felizes por você fazer parte da nossa comunidade educativa.

 

Um abraço fraterno da Equipe Pedagógica da Educação Infantil

Biblioteca on-line

Rede Sociais

   

Pastoral

Colégio Imaculado Coração de Maria - 2013 - Todos os direitos reservados
Rua Aristides Caire 141 - Méier - Rio de Janeiro - RJ | Tel. (21) 2281-5088