O colégio, ontem e hoje

O Colégio Imaculado Coração de Maria foi fundado em 1920 pelas Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo. Com seus 96 anos, mantém o mesmo compromisso de educar crianças e jovens na perspectiva cristã e na linha dos valores, procura aliar tradição, contemporaneidade e inovação, tendo em vista a formação do cidadão consciente, construtor do próprio conhecimento, capaz de conviver com as diferenças e de responder, crítica e criativamente, às demandas do mundo atual.

Atento às grandes transformações do mundo moderno, o Colégio oferece aos seus alunos metodologia contextualizada que possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências numa vivência da espiritualidade e construção da verdadeira cidadania, enfatizando a responsabilidade social e a defesa da vida no contexto em que estamos inseridos.

O Projeto Educacional da REDE DE EDUCAÇÃO MISSIONÁRIAS SERVAS DO ESPÍRITO SANTO, da qual faz parte o Colégio Imaculado Coração de Maria, tem como refêrencias a Filosofia da Instituição, fundamentada nos valores cristãos, os 4 (quatros) pilares da Educação da UNESCO, os Códigos da Modernidade, os Parâmentos Curriculares Nacionais (PCNs) e as Competências definidas pelo ENEM.

Assim, a nossa Proposta Pedagógica está baseada no desenvolvimento das competências fundamentais para uma participação ativa e produtiva no contexto social contemporâneo: Domínio da Leitura e da Escrita; capacidade de resolver situações-problema;  capacidade de analisar, sintetizar e intepretar dados, fatos e situações; capacidade de compreender e de atuar em seu entorno social; receber criticamente os meios de comunicação; capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada; e capacidade de planejar, trabalhar e decidir em equipe.

As equipes pedagógicas e docentes são formadas por especialistas qualificados na área da educação, a partir da Educação Infantil, e viabilizam um trabalho  voltado para a aprendizagem significativa, oferecendo aos alunos qualidade  de ensino e bom atendimento escolar.

A avalição do desempenho escolar dos educandos é feita de forma processual e pela observação constante de seu processo de aprendizagem e pela aplicação de avaliações diagnósticas, provas, módulos, simulados, trabalhos, pesquisas, exercícios, atividades em sala de aula e extraclasse. Em cada disciplina, são atribuídos ao aluno o total de 100 pontos no ano, sendo que ele (ela) deve obter o mínimo de 60 pontos para a sua aprovação.

Para favorecer o Processo de Apredizagem  e a concretização do seu Projeto Educacional, o Colégio Imaculado Coração de Maria, dispõe de espaços adequados para a realização de atividades nas diversas áreas do conhecimento, contribuindo com eficiência para o desenvolvimento integral do aluno.

COMO DESTAQUE: 

- Complexo Científico – Laboratórios de Biologia, Química e Física, extramente bem equipados.
- Complexo Artístico – Sala de Dança, Música, Artes, um amplo Teatro e Espaço Cultural.
- Espaços Tecnológicos – Laboratório de Informática, Biblioteca informatiza, Sala de Contadores de Histórias e Laboratório de Administração com uma  estrutura de Empresa Júnior, visando à preparação para o mercado de trabalho.
- Salas de aula amplas e climatizadas, com recursos multimídia e acesso a internet, proporcionando o máximo conforto, favorecendo o processo educacional e a aprendizagem plena .
- Praça de Convivência com Lanchonte.
- 3 quadras poliesportivas, estimulando a prática de esportes em nossos alunos, e piscina.
- Parque Infantil amplo com vários espaços, brinquedos diversificados, valorizando o lúdico nos alunos do Infantil ao Fundamental.
- Escolinhas de esportes: futsal, vôlei, handebol, corpo de baile, jazz, ballet, judô, capoeira, em parceria com o Pró Esporte, todos funcionando no mesmo espaço da escola.

 

Colégio Imaculado Coração de Maria - 2013 - Todos os direitos reservados
Rua Aristides Caire 141 - Méier - Rio de Janeiro - RJ | Tel. (21) 2281-5088