Projeto de Escrita Criativa 2021

O PROJETO

O Projeto de Escrita Criativa foi desenvolvido pelo professor especialista em Leitura e Produção de Textos, Thiago Sabb Waghabi, do Colégio Imaculado Coração de Maria, em quatro aulas, com os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e teve como objetivo estimular a criatividade e o prazer pela escrita de diferentes tipos e gêneros textuais, fugindo da já tão massificada dissertação-argumentativa.

Nesse sentido, buscou-se fazer um trabalho que aliasse a leitura de grandes nomes da Literatura Brasileira, como Mário de Andrade, Graciliano Ramos, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Carolina Maria de Jesus,  Frei Betto, entre outros às práticas de produção de textos em modelo de oficina, cujo aporte teórico se fundamentou sobretudo nas obra de Rubens Marchioni "Criatividade e Redação: o que é, como se faz" (2000) e prático na obra de Ronald Claver "Escrever com Prazer: oficina de produção de textos" (1999).  

Certamente o projeto foi extremamente proveitoso, uma vez que resultou em textos fabulosos que serão exibidos neste sítio, os quais foram gentilmente cedidos pelos alunos do projeto, a quem agradeço imensamente pela ativa participação nas aulas e pelas belíssimas obras que produziram.

Agradeço também especialmente à diretora pedagógica, Susete Parreira, à coordenadora pedagógica, Rosa Luci, e à coordenadora da área de Linguagens e Códigos, Edja Camila, que acreditaram no projeto e me solicitaram desenvolvê-lo e executá-lo.

Prof. Thiago Sabb Waghabi

Professor Thiago Sabb Waghabi, especialista em Leitura e Produção de Textos (UFF), atua na disciplina de Produção de Texto com os ensinos Fundamental e Médio e desenvolve projetos na área de Códigos e Linguagens no Colégio Imaculado Coração de Maria.

 

 

 

 

 

Asas à imaginação, liberdade e criação

Textos da primeira aula

Poema da aluna Monique Vargas

 

Texto da aluna Julia de Souza

 

Texto da aluna Juliana Bonfin

 

Leia mais sobre o Projeto de Escrita Criativa, seu desenvolvimento e os textos produzidos pelos alunos do Colégio Imaculado Coração de Maria clicando em

https://sites.google.com/cicm.com.br/projeto-escrita-criativa-cicm/p%C3%A1gina-inicial

 

Colégio Imaculado Coração de Maria - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Aristides Caire 141 - Méier - Rio de Janeiro - RJ | Tel. (21) 3032-8131