Palestra: Tribos Indígenas no Brasil

O Colégio recebeu na manhã do dia 19 de abril o professor Daniel Pimenta da UFJF para uma palestra sobre as tribos indígenas no Brasil. Daniel dividiu suas experiências e cultura adquiridas durante o trabalho de campo em suas pesquisas com ervas medicinais. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar técnicas de relaxamento, de conhecer objetos de tribos diversas e, assim, tomar contato com um tipo de identidade que, embora seja formadora da nossa nação, ainda é, muitas vezes, desvalorizada. Outro ponto destacado pelo professor foi a continuidade da violência e  da exploração contra os povos indígenas.

Ao final da palestra, foram preparadas duas apresentações contemplando a temática da Mostra Literária. A primeira, realizada pelo aluno Pedro Reinaldo, da 1ª série do Ensino Médio, consistia na declamação da poesia “Índio vive”, de autoria do próprio estudante.

Já a segunda apresentação, foi realizada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio, Pedro Gabriel e João Pedro, que prepararam uma releitura da canção Tubi Tupy, de Lenine.

 

Stella Matutina - 2022 - Todos os direitos reservados
Av. Presidente Itamar Franco, 905 - Centro - Juiz de Fora - Minas Gerais | Tel. (32) 3025-8700