Natureza X Cidade

Você conhece o viveiro orgânico “Sabor de Fazenda”? É um pedacinho da natureza no meio da nossa cidade. Imagine que delícia é estar em contato com a natureza, sem sair de São Paulo, e ainda aprofundar os conhecimentos adquiridos durante as aulas de Ciências!

Os nossos pequenos estudantes do 1º ano realizaram um estudo no ambiente natural do “Sabor de Fazenda”. Lá, conheceram um pouco mais sobre a compostagem e a reciclagem do lixo orgânico e a importância de alguns seres vivos durante esse processo;  realizaram uma dinâmica para juntar e separar os lixos recicláveis, de acordo com as cores da coleta seletiva; visualizaram a olho nu alguns bichinhos encontrados no solo, como o tatu bola e o piolho de cobra; visitaram uma estufa, o “berçário” das plantas, e acompanharam as fases de crescimento dos vegetais, assim como os cuidados de que eles necessitam; conheceram o minhocário e conversaram sobre as principais características da minhoca e a sua importância para o meio ambiente

No “Sabor de Fazenda”, há um canteiro de ervas aromáticas. Os nossos alunos, também, puderam sentir diferentes aromas e despertar a memória olfativa, relacionando os temperos à diferentes receitas.

Depois de conhecerem um pouco mais sobre todo esse universo das plantas e solo, eles plantaram uma muda de trevo de quatro folhas em um vasinho e trouxeram para casa.

O estudo do meio foi muito divertido, produtivo e permitiu que, a partir de atividades lúdicas e vivências sensoriais, retomassem os conteúdos aprendidos em sala de aula.

 

Natureza X Cidade

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000