Atualidades

Nas aulas de Atualidades, do Colégio Espírito Santo, os alunos leem sobre acontecimentos atuais, se informam, refletem e compreendem a sociedade em que vivem.   Nesta semana , os alunos das segundas séries do Ensino Médio refletiram sobre a tragédia que ocorreu em Brumadinho. Cartazes e textos foram confeccionados.

Leia, a seguir, o texto do aluno Gustavo Negrini, da 2ª série do Ensino Médio.

 

Brumadinho: não foi tragédia, foi crime!

 

Em janeiro de 2019, uma tragédia ocorreu em Minas Gerais, no município de Brumadinho. Uma barragem se rompeu, o que causou destruição ecológica e humana. Já não bastava a tragédia de 2015?

Primeiramente, para entendermos a tragédia, precisamos ir além do que é Minas Gerais e por que ocorreu novamente um rompimento na história brasileira. Minas é um Estado que concentra muitos minérios e jazidas de ferro (Quadrilátero Ferrífero). Sendo assim, onde há riqueza, há espaço para concentração de poder e exploração.

Nos últimos anos, a exploração foi tão grande que chegou a ser desumana.E tanto fez o ser humano, que a natureza nos respondeu com fúria.

Isso não aconteceu gratuitamente, não foi um acidente natural, mas um crime ambiental e negligenciado pelo próprio homem. Logo, é preciso evitar que novas tragédias aconteçam. Que essa seja a última! Que a sociedade aprenda: a construção da própria ganância e corrupção não leva à nada!  

Natureza devastada, animais, seres humanos… Quanto VALE a vida? Quanto VALE? Precisamos nos unir, independentemente da atitude de outras pessoas, sejam autoridades, ONGs ou cidadãos comuns. Juntos podemos ajudar as pessoas que sofreram e sofrem com essa tragédia. Sejamos a força, a voz, a diferença! O mais triste é reconhecer que fazemos parte de uma espécie que não se importa com o semelhante ou diferente.

Vamos mudar o mundo!

 

Texto do aluno Gustavo Negrini, da 2ª série do Ensino Médio.

 

 

Atualidades

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000