Dia Nacional da Poesia

CONVITE

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio,pião.
Só que
bola, papagaio,pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
como a água do rio
que é água sempre nova.
como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?

 

 

José Paulo Paes

Você sabia que a poesia tem espaço especial em nosso calendário? Isso mesmo! Os dias 14, 21 de março e 31 de outubro são destinados a celebrar a produção poética.

Mas, você deve estar se perguntando por que são três datas diferentes?

Até o ano de 2015, durante 38 anos, o Dia Nacional da Poesia era comemorado em 14 de março. A data foi escolhida em homenagem ao poeta romântico Antônio Frederico de Castro Alves, que nasceu nesse mesmo dia do ano de 1847. Castro Alves escreveu obras clássicas como “Navio negreiro” e “Espumas flutuantes”.

No entanto, no ano de 2015, o Dia Nacional da Poesia foi oficializado em 31 de outubro, no governo de Dilma Rousseff, através da Lei nº 13.131 de 03 de junho de 2015, fazendo referência à data do nascimento de Carlos Drummond de Andrade, importante escritor da literatura brasileira.

Em contrapartida, no dia 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Poesia.

A importância dos dois poetas homenageados é inegável para a cultura brasileira, por isso, para nós, do Colégio Espírito Santo, todo dia é dia de poesia!

 

E, no mês de março, em homenagem às mulheres, não podíamos nos esquecer daquelas que têm as palavras como matéria-prima e nos encantam com as suas produções: as poetisas. Adélia Prado, Cecília Meireles, Cora Coralina, Alice Ruiz, Elisa Lucinda, Helena Kolody, dentre outras, incitam o leitor a ouvir, pensar, associar, enfim, viver uma experiência poética.

Apreciem as declamações...

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000