Rompendo fronteiras para construir a justiça e o bem comum

O fim de semana, de 28 a 30 de junho, foi marcado pelo 2º Encontro dos Alunos das Escolas da Rede de Educação SSpS – a “Missão sem Fronteiras”, que ajudou a juventude a pensar como o Evangelho e o trabalho missionário podem transformar a vida de tanta gente que se encontra à margem da sociedade. Os alunos viveram muitos momentos significativos, como os de reflexão e partilha de vida, além de assumirem um novo compromisso missionário.

A missão reuniu jovens e educadores missionários de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e São Paulo. A proposta foi ultrapassar fronteiras e construir elos. 

Proteção, amor ao próximo, solidariedade e doação foram as palavras inspiradoras que moveram e deram vida ao encontro realizado no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte. A escola recebeu os alunos com música, reflexão e partilha. Foi uma oportunidade de perceber que o caráter da missão é mais amplo do que se imagina.

O coordenador da Dimensão Missionária, Agostinho Travençolo Junior, foi uma das pessoas contagiadas pela experiência. “Foi impressionante ver o envolvimento e o compromisso de cada jovem participante, e tanta gente acreditando nas bases como fermento de transformação das realidades mais sofridas”, partilha. 

Outro destaque foi a presença da coordenadora do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Simone Fortunato Nunes, que ajudou o grupo a perceber que a missão somente pode dar-se quando as pessoas saem do lugar onde estão para irem ao encontro do outro. 

O passo mais marcante vivido pelos alunos durante a experiência foi a visita à Paróquia de São Sebastião, no Município de Brumadinho, um lugar que oferece apoio, orientação e doações às vítimas da tragédia provocada pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale. Os testemunhos e a troca de experiências transmitiram a mensagem de que todos são discípulos missionários, testemunhando a esperança.

O grupo de alunos participou de diversas ações voluntárias. Também ouviu relatos de moradores locais, de indígenas e quilombolas que vivem em locais próximos de onde o crime ambiental aconteceu.

O Projeto “Missão sem Fronteiras” foi além de um fim de semana. Tocou o coração dos jovens e contagiou a vontade de continuar o compromisso missionário. Os participantes retornaram para suas cidades com o coração aberto e esperançoso, na certeza de que viveram momentos que ficarão guardados para sempre como inspiração para suas novas ações. Veja as fotos e assista ao relato de alguns jovens.

Roberta Pimentel Aouila, professora de Língua Portuguesa do Colégio Stella Matutina, Juiz de Fora-MG; e Agostinho Travençolo Junior, coordenador do Colégio Espírito Santo, em São Paulo-SP.

Veja os principais momentos da Missão Sem Fronteiras

Acesse o album de fotos e vídeos: http://bit.ly/missaosemfronteiras

 

DEPOIMENTOS

"Obrigada a todos que se envolveram nessa missão, acreditando muito que podemos fazer a diferença para construir um mundo mais fraterno, cheio de amor e paz!!!" - Clarice Monreal - Diretora Educacional

 

"Obrigada por proporcionarem essa experiência pra eles!!"  - Andrea Teodoro

 

"Muito obrigada por proporcionar essa experiência única aos nossos filhos...Deus abençoe." Mirella Pereira
 
 
"Agostinho, Clarice e a todos que participaram, foi uma experiência única, gratificante, emocionante e acompanhada por Deus, muito obrigada em nome da nossa família, obrigada também pelo girassol !!" Patricia Bielecki
 
 
"Agostinho muito obrigada por tudo. Foi uma experiencia fantástica." Adriana Maia
 

"Tb quero agradecer. Sem dúvida foi uma experiência única que vai ficar marcada pra sempre!! Chegaram cansados, mas muito felizes em fazer parte dessa missão!!!❤🙏🙏" - Jucineide Maciel

 

"Queremos agradecer a oportunidade que o CES proporcionou aos alunos da Crisma, por vivenciar essa experiência tão nobre e transformadora. Tenho certeza que os participantes dessa Missão levarão pra toda a vida os ensinamentos e experiências vividas. Muitíssimo obrigada ao Prof. Agostinho pelo cuidado, carinho e alegria que teve com os nossos jovens, especialmente ai nosso filho! Um abraço da nossa família a todos os envolvidos nessa grande MISSÃO! Boas férias!!!" - Edna Dourado

 

"A emoção do momento impediram as palavras...procurei me expressar através do gesto e desses dois símbolos o girassol e o laço azul  ...No entanto Duas palavras aqui digo: MUITO OBRIGADA !🌻Ao Colégio CES❤ A confiança é a base de tudo, ñ titubiei nem um minuto , pois são anos de credibilidade e parceria na formação, no cuidado e carinho com seus educandos. Ao prof.Agostinho que ñ podia ser pessoa melhor para acompanha-los profissional competente , responsável,  sensível e humano. Aos pais que proporcionaram essa experiência a seus filhos neste gesto de amor 😍E aos jovens que partiram nessa viagem missionária,  a cada girassol entregue percebi em seus olhinhos um brilho especial.Renovação e transformação em uma escola viva!❤🌻 " - Leni de Sousa

Colégio Espírito Santo - 2019 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000