Produtores de vlog

Vivenciamos um momento de inovação na educação e na maneira de pensarmos formas do aluno tornar-se autônomo e produtor de conhecimento. Com esse pensamento, os alunos dos quintos anos foram desafiados a produzir uma resenha em formato de vlog, que é a abreviação de videoblog (vídeo + blog), um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos.  

A primeira etapa foi cada aluno escolher o seu “livro preferido” e montar uma resenha, buscando estimular a curiosidade das pessoas e aproximá-las da prática de leitura, diversificando temas, formatos e gêneros textuais. Os alunos produziram as resenhas por escrito, reavaliaram os textos e transformaram-nas em falas para a gravação dos vídeos, sob a orientação das professoras de Língua Portuguesa dos quintos anos. Os alunos puderam desenvolver a capacidade de expressão oral clara, com a intenção de ser compreendido, utilizando tom de voz, pronúncia e ritmo adequados, competências presentes na BNCC (Base Comum Nacional Curricular). 

A etapa final, com a atuação da equipe de Tecnologia da Educação do Colégio, concretizou o vlog “Meu Universo em Letras”, reunindo cerca de 70 vídeos de resenhas dos mais variados estilos de livros.

O projeto foi gratificante para alunos e educadores, permitiu estreitar relações na interação e socializar conhecimentos e preferências dos nossos pequenos leitores. Parabéns a todos pela dedicação e enriquecedora produção do conteúdo digital.

 

Acesse: CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR

 

Curta os vídeos e aventure-se pelo mundo maravilhoso da literatura.




                                                                                                                 Disponível em <https://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lingua-portuguesa-no-ensino-fundamental-anos-iniciais-praticas-de-linguagem-objetos-de-conhecimento-e-habilidades>.Acesso em 13 set. 2019.

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000