Cinética química e termodinâmica

Estudar Química é estudar as transformações que acontecem na natureza. E nada melhor do que colocar em prática essas transformações e experimentá-las em laboratório. Ao aplicar o método científico, é possível compreender com mais clareza os fenômenos, desenvolver inúmeras habilidades a partir da resolução de problemas e compreender conceitos básicos. 

 

Para aprofundar o conhecimento sobre cinética química, estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que as influenciam, e sobre termodinâmica, estudo da quantidade de calor gerado ou consumido nas reações químicas, que os alunos da segunda série do Ensino Médio foram ao laboratório e, orientados pelo professor, realizaram uma reação que possibilitou a formação de uma espuma, conhecida como pasta de dente de elefante, por meio do uso de um catalisador, substância que diminui a energia mínima necessária para a reação ocorrer e, consequentemente, acelera a reação. Eles, também, realizaram o experimento relógio de iodo que possibilita produzir uma reação mais rápida ou lentamente, de acordo com a variação da concentração da substância.

 

Mas, não parou por aí. A partir da reação da glicerina com permanganato, os alunos entraram em contato com uma reação exotérmica e conheceram o procedimento utilizado por alguns escoteiros para acender fogueira, colocando em prática a termodinâmica.

 
 

Cinética química e termodinâmica

Colégio Espírito Santo - 2024 - Todos os direitos reservados.
Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3389-1000