Colégio Sagrado Coração de Jesus - Animais Brasileiros sob um olhar artístico

Animais Brasileiros sob um olhar artístico

Desde o Brasil colônia, muitos artistas retratam de diferentes formas a nossa fauna e flora, com suas cores e formas exuberantes. Nossos biomas, com seus animais, precisam ser conhecidos para ser preservados.

Pensando nisso, foi proposto um trabalho artístico inspirado nos animais brasileiros para as turmas de 3º ano.  Pudemos perceber que alguns desses animais entraram em processo de extinção até mesmo nas reservas naturais.

A atividade foi em duplas, que fizeram um desenho, inserindo colagem com muita criatividade e envolvimento.

Por meio da arte, despertamos o senso crítico, pois é de fundamental importância que as crianças desde cedo reflitam acerca do mundo e seus conflitos, a fim de atuar como sujeitos ativos na sociedade. 

“Sabia, que a ararinha azul está quase acabando?”; “o homem mata a onça pintada, e ela é tão bonita, né?”; “no Brasil tem onça pintada preta, sabia?”; “mas, também Ione, eles estão cortando as árvores da floresta amazônica...”. Essas foram apenas algumas das inúmeras indagações das crianças.

Nós, educadores e educandos, precisamos pensar em soluções criativas e rápidas para preservar nossas matas e nossos animais.

 

Professora Ione Botelho – Arte – Fundamental I

 

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550