Colégio Sagrado Coração de Jesus - Uma aula inesquecível!

Uma aula inesquecível!

Nos dias 15 e 17 de junho, as turmas dos sextos anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus foram à Mina da Fábrica da Mineradora Vale, localizada nos municípios de Ouro Preto e Itabirito,  acompanhados pelo professor Fernando Mendonça, de Geografia, e pela Auxiliar de Coordenação, Eliane.

Saímos bem cedo. Às sete horas da manhã já estávamos a caminho.
Chegando ao Complexo minerador, onde está a Mina da Fábrica, fomos  recebidos pelos profissionais da Vale que nos forneceram um delicioso café da manhã. Em seguida, uma funcionária  fez uma palestra sobre a empresa, cujo tema era  a atuação da empresa  no estado, no Brasil e no mundo.
Os alunos ficaram sabendo que a Vale é a maior empresa mineradora de ferro e a terceira mineradora geral do mundo, estando presente em todos os continentes, explorando minérios e com escritórios em mais de 30 países. A empresa explora, além do ferro, carvão, cobre, fertilizantes, níquel e ferro em pelotas e ferroligas.
Os alunos ficaram bem impressionados com a apresentação sobre todo o processo de retirada do ferro até a exportação nos grandes navios da empresa, presentes nos portos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.
Depois da palestra, fomos  visitar uma mina de minério de ferro no complexo de minas da Vale. É um lugar muito  explorado, sem vida vegetal e com grandes escavações a céu aberto; ficamos  impressionados com o tamanho gigante dos caminhões e tratores. Auxiliados por diversos funcionários, como engenheiros e técnicos de segurança  no trabalho, o processo de retirada do ferro foi explicado in loco.

 

“A visita à Vale foi uma oportunidade de conhecermos  um pouco sobre a quanto é importante a mineração no nosso dia-a-dia.

A Vale é uma empresa mundial e atende a várias indústrias em diversos países.

Os celulares, aviões e carros são “frutos” do minério , portanto devemos valorizar o trabalho dessa empresa fascinante!”

Mateus Picoli- 6º ano A


Foi um momento de grande aprendizado. Uma aula fora de sala e inesquecível.

 

Professor de geografia- Fernando Mendonça
 

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550