Colégio Sagrado Coração de Jesus - Projeto “Nossos Hinos”

Projeto “Nossos Hinos”

É comum o comportamento inadequado por parte de muitos brasileiros no momento da execução do Hino Nacional. Quase sempre, tal comportamento é fruto do desconhecimento parcial, quando não, total, de sua letra e, consequentemente, de seu significado e beleza.

Buscando transformar essa realidade, desenvolveu-se com os alunos do Sétimo Ano o projeto “Nossos Hinos” – um trabalho sistematizado de análise do hino nos âmbitos da semântica e da sintaxe – para despertar nos alunos a consciência da importância e - por que não? - da beleza contida no Hino Nacional brasileiro capacitando-os a reconhecê-lo como um, dos símbolos de Identidade Nacional e, como tal, um documento de valor inestimável.

Ao final do projeto, os alunos foram brindados com apresentação impecável da banda de música do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte. Com carisma e competência, os músicos apresentaram, além do Hino Nacional, outras canções que emocionaram a plateia.

O resultado de tal projeto não poderia ter sido outro: um comportamento mais consciente, respeitoso e apropriado no momento da execução do Hino Nacional em função de um sentimento de pertença e civismo para com a nação.

 Marly Maria de Paula e Silva- professora de português do 7º ano

 

 

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550