Colégio Sagrado Coração de Jesus - História de um imigrante

História de um imigrante

Durante a segunda etapa de 2016, os alunos dos sétimos anos desenvolveram um trabalho em Geografia e Língua Portuguesa sobre as migrações brasileiras, tomando, como exemplo, os imigrantes em Belo Horizonte. Considerando que na capital mineira há uma grande quantidade de imigrantes, os alunos, primeiramente, fizeram uma entrevista com parentes e conhecidos que tinham passado pelo processo de migração e que moravam em Belo Horizonte.

Em seguida, nas aulas de Geografia, as entrevistas foram lidas e transformadas em narrativas. Nas falas dos alunos, muito foi descoberto das histórias de vida de avós, pais, vizinhos e desconhecidos. Vários alunos (as) comentaram que as entrevistas os aproximaram dos entrevistados, quando ficaram sabendo de fatos que ocorreram em suas vidas, de opiniões sobre problemas urbanos e de sentimentos de pertencimento, ou não, com a cidade que os acolheu.

Posteriormente, nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos reuniram histórias e criaram outras com novos personagens e lugares e publicaram no blog portuguessagrado.blogspot.com.br

Na Mostra Cultural, alguns alunos leram suas histórias para pais, avós e a comunidade e provocaram emoções em todos. 

 

Fernando Mendonça, professor de Geografia, e Marly, professora de Língua Portuguesa, dos sétimos anos.  

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550