Colégio Sagrado Coração de Jesus - Mapas do tesouro: trabalhando orientação e localização ludicamente

Mapas do tesouro: trabalhando orientação e localização ludicamente

O croqui é um tipo de representação cartográfica, cuja escala não precisa ser considerada. Mesmo sem grandes preocupações cartográficas, ele é um importante meio de orientação e de localização no espaço. Construído de forma simplificada e livre, esse tipo de representação apresenta pontos de referência que auxiliarão as pessoas a encontrar um lugar, como uma festa, ou um até mesmo um tesouro.

Os alunos dos sextos anos aprenderam sobre os vários tipos de representação cartográfica – croquis, maquetes, mapas e plantas – e, como dever de casa, desenharam um mapa do tesouro, tomando o colégio como base. Cada um devia fazer, em segredo, um mapa com os pontos de referência para que os colegas encontrassem um “tesouro” escondido.

No dia 25 de novembro de 2016, alguns mapas foram escolhidos e os seus criadores esconderam os seus tesouros de acordo com o mapa elaborado. Em seguida, as turmas percorreram o colégio a fim de encontrar esses tesouros. Para finalizar a tarefa, foi discutido o que dificultou ou facilitou a busca.

A atividade foi lúdica e produtiva. A participação dos alunos, além de maciça, foi bem organizada. Aprender por meio de situações reais torna a aprendizagem efetiva. Valeu a pena! Apreciem alguns dos mapas produzidos pelos alunos.

Fernando Mendonça – Professor de Geografia

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550