Colégio Sagrado Coração de Jesus - A Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi a tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789. Ela foi a primeira tentativa de cidadãos brasileiros de romper os laços entre a colônia  brasileira e a metrópole portuguesa. A Inconfidência é comemorada no dia 21 de abril, data em que ocorreu o enforcamento de um dos participantes, Joaquim José da Silva Xavier.

O movimento foi organizado, em grande parte, por um grupo de intelectuais que vislumbravam a libertação do Brasil da opressão metropolitana. Essa revolta tornou-se importante a partir da Proclamação da República no Brasil, em 1889, porque simbolizou o primeiro passo da conscientização dos brasileiros rumo ao direito à liberdade, igualdade e propriedade, como pregavam os filósofos iluministas, apontando para o rompimento com o Antigo regime ou Regime absolutista.

Os alunos do 8º ano estudaram textos que analisam criticamente o movimento, explicitando as causas, os fatos e as repercussões dele. Em seguida, elaboraram histórias em quadrinhos, representando o evento e, no dia 26 de abril, apresentaram uma dramatização que discute o caráter heroico ou não de Tiradentes.

 

Fernanda Mota Bicalho

Professora de História 

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550