Colégio Sagrado Coração de Jesus - Ensino Híbrido

Ensino Híbrido

Trabalhar com a educação 3.0 é propor aos alunos uma mediação responsável e profícua do uso tecnológico direcionado à aprendizagem. Essa mediação pode ser pensada a partir do Ensino Híbrido.

“Ensino híbrido, ou blended learning, é uma das maiores tendências da Educação do século 21, que promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online – ou seja, integrando a Educação à tecnologia, que já permeia tantos aspectos da vida do estudante.” (...)  “O método alterna momentos em que o aluno estuda sozinho - em geral em ambiente virtual - e em grupo, quando interage com seus colegas e o professor.”

 

No Colégio Sagrado Coração de Jesus, o trabalho com o Ensino Híbrido aconteceu na aula de Produção de Texto com a 1ª série do Ensino Médio. Divididos em Estações de trabalho, os alunos discutiram sobre Cotas nas Universidades. Em cada estação, havia várias informações em diferentes gêneros para que os alunos se instrumentalizassem com argumentos para concordar ou refutar a proposta em tema.

Na primeira estação, foram disponibilizados vários textos verbais escritos de pensadores brasileiros discutindo sobre as Cotas. Na segunda estação, apenas textos não verbais disponibilizados em redes sociais: charges, cartuns, tirinhas, propaganda, memes... todos sobre o mesmo assunto. Por fim, a última estação trazia conexão com o Youtube com a indicação de vários vídeos sobre o tema proposto.

Os alunos tinham, portanto não só textos físicos como plataformas digitais para o trabalho; após rodarem em todas as estações, discutiram a proposta com os argumentos construídos ao longo das diferentes informações. O Ensino Híbrido foi utilizado para dinamizar a apropriação de argumentos, instrumentalizando os alunos para a produção de texto.

Com essa metodologia, o professor deixou de ser a primeira fonte de informação e assumiu um novo papel, passando a ser o mentor que guia a aprendizagem dos alunos, filtrando as diferentes informações, indicando elementos de leitura com diferentes posicionamentos discursivos tal como os possíveis caminhos virtuais, possibilitando ao aluno tecer sua argumentação com bastante propriedade.

Para quem quiser conhecer mais sobre essa metodologia de aprendizagem, seguem vários links:

https://revistaeducacao.uol.com.br/textos/211/ensino-hibrido-dois-em-um-330335-1.asp

https://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2015/10/27/ensino-hibrido/

https://www.fundacaolemann.org.br/ensino-hibrido/

Colégio Sagrado Coração de Jesus - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Professor Moraes, 363 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais | Tel. (31) 2517-9550