Primeiro dia: Chamadas a alargar o círculo da comunhão

Animadora: Nossas Direções Congregacionais afirmam que “nossa história começa no coração amoroso de Deus Uno e Trino” (DC), da comunhão de amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Do dinamismo trinitário surge o Universo em constante processo de expansão; nasce a vida como expressão e comunicação do poder criador de Deus que tudo penetra e envolve, convidando toda a criação a participar de sua vida de comunhão.

Todas: Somos chamadas a participar da vida trinitária e  o círculo da comunhão.

Animadora: “O amor é movimento para dentro, visando a uma comunhão interior mais profunda, e para fora, convidando outros a esta comunhão” (DC).

Todas: Ó Deus Uno e Trino, faze crescer em nós o amor  podermos participar da tua vida trinitária e alargar o círculo da comunhão.

 

PALAVRA DE DEUS

Animadora: São João nos convida a vivenciarmos a comunhão com Jesus e o Pai, fonte de toda Vida. Viver e comunicar a comunhão trinitária torna nossa alegria completa.

Canto para aclamar a Palavra de Deus (à escolha)

Leitora: Leitura da Primeira Carta de São João (1 Jo 1, 1-4).

Momento de silêncio para interiorização da Palavra.

 

APROFUNDANDO A PALAVRA

Animadora:“Por sua palavra, Deus criou o mundo e, por seu Espírito, vivificou o universo. Em seu amor insondável, chamou todos os povos a viver em comunhão com Ele e a participar de sua vida e de sua glória” (Prólogo Const. SSpS).

Leitora 1: Como Missionárias Servas do Espírito Santo, somos chamadas a vivermos em profunda comunhão com Deus e entre nós para que, fortalecidas pelos laços do amor e da misericórdia, possamos expandir nossa consciência e alargar o círculo da nossa comunhão com toda a criação (Cf. DC).

Todas: Que em teu amor, ó Deus, possamos respeitar e cuidar da tua criação.

Leitora 2:“Nosso carisma nos chama a servir os mais necessitados da Boa Nova do amor de Deus que inclui a todos” (DC). Nossa comunhão com Deus se expressa em nosso amor e compromisso com os Marginalizados e Excluídos de nossa sociedade.

Todas:Que em teu amor, ó Deus, estejamos a serviço da vida e de todos os que sofrem.

Leitora 3: “Somos chamadas a unir forças com todos os que são inspirados pelo mesmo Espírito, tais como parceiros leigos (as) em missão, mas também com pessoas de outras organizações, culturas e religiões”(DC).

Todas: Que em teu amor, ó Deus, sejamos elo de união e amizade entre as pessoas.

 

PARTILHAR A VIDA

  • A partir da Palavra de Deus que escutamos e de nossas Direções Congregacionais, o que significa estar em comunhão?
  • Como partilhamos e comunicamos nossa vida em comunhão?

PRECES DA COMUNIDADE

Animadora: Nossa comunhão com a Santíssima Trindade se manifesta na qualidade de nossa presença, onde quer que estejamos. Peçamos a luz do Espírito Santo para manifestar o amor misericordioso de Deus que envolve toda a criação, povos, culturas e religiões.

Todas: Divino Espírito Santo, ilumina-nos com teus dons.

(Repetir a cada pedido).

  • Espírito Santo, dá-nos sabedoria, para alargarmos nossa consciência e percebermos a interconexão profunda entre todas as coisas, como integrantes da grande teia da vida.
  • Espírito Santo, dá-nos entendimento, para discernir o plano de Deus, tornando-nos colaboradoras em sua ação criadora, agindo com prontidão nas situações em que a vida se encontra ameaçada.
  • Espírito Santo, guia-nos com teu conselho, para atuarmos a partir da ética e dos princípios do Evangelho, colocando acima de tudo os legítimos interesses da humanidade e da nossa casa comum.
  • Espírito Santo, dá-nos fortaleza, para vencermos as tentações do consumismo e da cultura do descarte. Que jamais utilizemos os recursos da natureza de maneira irresponsável e mesquinha.
  • Espírito Santo, dá-nos o dom da ciência, para crescermos na compreensão do universo, usando as descobertas tecnológicas a serviço dos pequenos e pobres, abrindo as portas do conhecimento aos Excluídos e Marginalizados.
  • Espírito Santo, dá-nos o dom da piedade, para enxergarmos, desde a mais simples criatura, a imensidão do amor de Deus, louvando com gratidão ao Deus Uno e Trino que nos chama a participar de sua vida.
  • Espírito Santo, dá-nos o dom do temor de Deus, para que, com reverente respeito, descubramos a tua presença em todo o universo, plenificando-o de vida e de ternura, elevando ao Pai um canto de louvor.

A comunidade poderá continuar com preces espontâneas.

Canto à escolha (opcional)

ORAÇÃO CONCLUSIVA

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222