Quarto dia: O Espírito Santo, elo de Comunhão

Animadora: Nossas Direções Congregacionais apresentam a  com Deus como essencial, para vivenciarmos a comunhão conosco mesmas, dentro da Congregação, com os Marginalizados e Excluídos, com a Criação e com os outros.

Todas: O Espírito Santo é o elo de amor e comunhão da Trindade.

Animadora: “Nutrimos nosso relacionamento pessoal com Deus Uno e Trino como fonte e centro de nossa vida e missão. Valorizamos nosso nome, Irmãs Missionárias, Servas do Espírito Santo, que dá expressão e impulso à nossa espiritualidade e carisma missionários” (DC).

Todas: O Espírito Santo é o elo de amor e comunhão da Trindade.

 

PALAVRA DE DEUS

Animadora: Jesus, no Evangelho, nos convida a permanecermos unidas a Ele como a videira e os ramos. Na comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, a missão que realizamos ganha fecundidade, pois sem Ele nada podemos fazer.

Canto para aclamar a Palavra de Deus (a escolha)

Leitora:  Leitura do Evangelho de São João (Jo 15, 1-8).

Momento de silêncio para interiorização da Palavra.


APROFUNDANDO A PALAVRA

Animadora: Jesus nos convida a permanecer unidas a Ele como Ele mesmo está unido ao Pai. A comunhão de Jesus com o Pai se dá mediante o Espírito Santo. Nossa Geração Fundante tinha verdadeiro fascínio pelo mistério da inabitação divina e procurava viver em profunda comunhão com Deus, como podemos observar na vida de Santo Arnaldo e das Bem-aventuradas Madre Maria Stollenwerk e Madre Josefa Stenmmans.

Leitora 1: Em nossa espiritualidade trinitária e missionária há um profundo dinamismo entre ação e contemplação, uma vez que a comunhão precisa ser conscientemente alimentada. A Oração do Quarto de Hora expressa o desejo de Santo Arnaldo de estar em contínua oração, mesmo em meio às atividades cotidianas. Da mesma forma, a busca constante da vontade de Deus nos introduz na escola do discernimento, dando-nos sensibilidade para perceber a ação silenciosa do Espírito Santo.

Todas: Viva Deus Uno e Trino em nossos corações e nos corações de todas as pessoas.

Leitora 2: Esse lema, herdado de Santo Arnaldo, encerra a essência de nossa Espiritualidade e Carisma. Queremos que Deus Trindade, comunhão entre as Pessoas Divinas, venha habitar em nossos corações. E se Deus vive em mim, minha vida se transforma, não estou mais sozinha e não posso ignorar sua presença amorosa.

Todas: Viva Deus Uno e Trino em nossos corações e nos corações de todas as pessoas.

Leitora 3: A comunhão com Deus não se fecha em uma relação intimista – eu e Deus. Ao contrário, ela é inclusiva e leva a reconhecer que, assim como Deus me ama e habita o meu coração, Ele ama a todo ser humano e, em Jesus Cristo, quer habitar no coração de cada ser que vem a este mundo. Portanto, viver em comunhão com Deus implica entrar no seu círculo de comunhão e de relação que se alarga, incluindo todo o universo e todas as pessoas. O amor trinitário não é diluído e impessoal, mas um amor que se encarna e se compadece com o sofrimento dos pequenos e necessitados.

Todas:  Viva Deus Uno e Trino em nossos corações e nos corações de todas as pessoas.

Leitora 4: Em Jesus, pela força do Espírito Santo, o Verbo se encarnou no seio de Maria, realizando a verdadeira aliança entre Deus e a humanidade. No Coração de Jesus desaparece toda distância entre o humano e o divino. Ao consagrar nossa vida como Missionárias Servas do Espírito Santo, aceitamos conscientemente entregar nossa vida a serviço da comunhão.

Todas:  Viva Deus Uno e Trino em nossos corações e nos corações de todas as pessoas.


PARTILHAR A VIDA E A PALAVRA

  • Assim como os ramos, unidos à videira, dão frutos, assim é nossa vida em comunhão com Deus. De que maneira alimento a comunhão com Deus em minha vida cotidiana?
  • De que maneira podemos vivenciar mais concretamente o lema de nossa Congregação – “Viva Deus Uno e Trino em nossos corações e nos corações de todas as pessoas”?


PRECES DA COMUNIDADE

Animadora: Diante do grande amor de Deus que habita em nós, percebemos quanto ainda precisamos caminhar para nos tornarmos verdadeiras missionárias Servas do Espírito Santo. Confiantes no chamado que recebemos de Deus Uno e Trino e na misericórdia infinita de Deus, façamos um momento de oração silenciosa e peçamos perdão por tudo aquilo que, em nossa vida, não nos ajuda a construir a comunhão que almejamos.

Após um tempo de silêncio, as Irmãs poderão expressar espontaneamente seus pedidos de perdão, respondendo a cada prece:

Todas:  Deus Uno e Trino, perdoa as nossas faltas e ajuda-nos a crescer no amor.


Canto a escolha (opcional)


ORAÇÃO CONCLUSIVA

Convento Santíssima Trindade

REDES

EVANGELHO

CONHEÇA O VIVAT

ACESSE SEU WEBMAIL

Newsletter

SSpS - Missionárias Servas do Espírito Santo - Província Stella Matutina - Todos os direitos reservados
Rua São Benedito, 2146 - Santo Amaro - São Paulo - SP | Tel. (11) 5547-7222